Reitora visita novo Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e ex-aluno da UFV

14/01/2015

A reitora e o novo secretário, formado em Agronomia pela UFV

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares visitou, na manhã desta quarta-feira (14), em Belo Horizonte (MG), o novo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais e ex-aluno da UFV, João Cruz Reis Filho. Nomeado pelo governador Fernando Pimentel, ele está à frente da Secretaria desde 1º de janeiro, com a missão de promover o desenvolvimento sustentável da atividade agrícola do estado, proporcionando segurança alimentar e nutricional à sociedade, melhoria da qualidade de vida da população rural e redução das desigualdades regionais.

Durante a visita, eles conversaram sobre parcerias já consolidadas entre a Universidade e a Secretaria – como na realização da Semana do Fazendeiro e em outras atividades de extensão – e sobre novos projetos. A reitora afirmou que a UFV continuará auxiliando na divulgação do Cadastro Ambiental Rural, iniciada na 85ª edição da Semana do Fazendeiro, e no oferecimento de mais cursos de capacitação na área de educação a distância para funcionários da Secretaria e de órgãos vinculados, como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater).

“Estou muito feliz com essa reunião e com as grandes parcerias que podemos firmar entre a UFV e o governo mineiro, envolvendo projetos da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, de outras secretarias estaduais e até dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Desenvolvimento Agrário”, a reitora ressaltou.

Na UFV, João Cruz Reis Filho se formou no ensino médio no Colégio de Aplicação – Coluni (1998), se graduou em Agronomia (2003) e cursou mestrado (2006) e doutorado (2009) em Genética e Melhoramento. Ele é o 15º engenheiro agrônomo e o oitavo geneticista animal da sua família; todos formados pela Universidade: “não há como falar de mim sem mencionar a UFV”. De acordo com o secretário, seus pais se conheceram na Universidade, assim como conheceu sua esposa.

Além de ter sido agraciado com Votos de Louvor ao Formando no fim da graduação, ele conquistou prêmios do World Congress on Genetics Apllied to Livestock Production e da Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal durante o mestrado e a aprovação como fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) durante o doutorado.

Vale destacar que o novo secretário ainda é chefe da Assessoria de Gestão Estratégica do Mapa.

(Coordenadoria de Comunicação Social)