Professor da UFV é eleito para Academia Brasileira de Ciências

09/12/2014

Esta é a segunda vez, este ano, que Nesi se destaca no mundo da ciência

O professor Adriano Nunes Nesi, do Departamento de Biologia Vegetal da UFV, acaba de ser eleito para Academia Brasileira de Ciências (ABC) na categoria membros afiliados, regional Minas Gerais e Centro Oeste. Essa categoria é voltada para jovens cientistas de até 40 anos, indicados por região do Brasil para integrarem os quadros da Academia por cinco anos, a partir do ano seguinte à eleição. O resultado foi divulgado no dia 5 de dezembro no site da ABC. Da UFV, somente fazem parte da Academia Brasileira de Ciências os professores Elizabeth Pacheco Batista Fontes, Evaldo Vilela e Paulo Alvim. “Estou muito feliz com a eleição, é uma grande honra fazer parte desta Academia e espero representar muito bem a UFV”, disse o professor Nesi.

Esta é a segunda vez, este ano, que Adriano Nesi se destaca no mundo da ciência. Em julho, ele foi um dos quatro únicos brasileiros citados no ranking publicado pela Thomson Reuters que relacionou os cientistas que mais influenciaram o mundo nos últimos 11 anos (2002-2013). Para a publicação The world’s most influential scientific minds, a agência usou como critério o índice de impacto de publicação científicas na Web of Science and Incites Platforms. O professor da UFV é citado na categoria “plantas e ciência animal”.

Adriano Nesi formou-se em Agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina em 1997, fez mestrado em Fruticultura de Clima Temperado pela Universidade Federal de Pelotas, em 2000, e doutorado em Ciências Agrárias - Fisiologia Vegetal pela UFV, em 2004. Parte do doutorado e o pós-doutorado foram feitos no Instituto Max-Planck de Fisiologia Molecular de Plantas, em Potsdam-Golm (Alemanha). Lá, estabeleceu contatos com pesquisadores de todo o mundo e publicou um artigo, em 2005, na Revista Plant Physiology, que tem fator de impacto maior que sete. O artigo gerou muitas citações e depois vieram outras em periódicos também de alto impacto como a Plant Cell e Nature. Desde 2010 ele é professor da UFV.

Pioneiro

Vale destacar que o primeiro representante da UFV na ABC foi o ex-aluno e ex-professor José Cândido de Mello Carvalho, médico veterinário pela turma de 1938. Na área de entomologia, publicou o Catálogo de Mirídeos do Mundo, com 341.110 páginas divididas em cinco volumes. Pioneiro na área de Conservação e Proteção, foi criador, em 1958, da Fundação Brasileira para Conservação da Natureza (FBCN), que presidiu por dois mandatos. Além disso, participou de todas as fases da legislação ambiental, destacando-se a Lei de Proteção à Fauna, e organizou a primeira Lista de Espécies de Animais e Vegetais Ameaçados de Extinção.

(Léa Medeiros)