UFV compartilha sua experiência no Programa de Aquisição de Alimentos

14/04/2014

A UFV é uma das instituições pioneiras na implantação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e, por isso, foi convidada para apresentar a sua experiência no I Seminário sobre Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar nas Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O evento aconteceu, nos últimos dias 9 e 10, no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas), em Pouso Alegre.

A Universidade foi representada pela nutricionista e chefe da Divisão de Alimentação da UFV, Fatima Ladeira Mendes. Ela participou de um painel em que abordou o processo de implantação do PAA no Restaurante Universitário (RU), projeto que foi desenvolvido em parceria com a Unidade Regional da Emater-MG, em Viçosa. Segundo a nutricionista, os objetivos da sua exposição foram contar como se deu o início das compras de gêneros alimentícios de agricultores familiares na UFV e estimular a aplicação do PAA em outras instituições da rede federal.

Participaram do seminário os servidores dos setores de extensão, compras e alimentação do IFSuldeMinas. O evento contou com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, do Fórum dos Pró-reitores de Extensão e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif) e teve como parceiros os ministérios do Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento Social e da Educação.

Sobre o PAA
Um dos principais objetivos do PAA é promover a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar. O Programa contribui para o abastecimento de mercado institucional de alimentos, que compreende as compras governamentais de gêneros alimentícios para fins diversos, e ainda permite aos agricultores familiares que estoquem seus produtos para serem comercializados a preços mais justos.

O PAA permite a aquisição de alimentos de agricultores familiares, com isenção de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais. Os produtos adquiridos são destinados para restaurantes populares, cozinhas comunitárias e banco de alimentos. Na UFV, o PAA começou a ser implementado a partir da criação de uma comissão formada por membros da Universidade e da Emater-MG, em que foi construído um plano para a chamada pública que estabeleceu os produtos a serem vendidos para o RU. A partir de então, a Emater-MG prestou assistência técnica aos agricultores familiares e foram obtidos inicialmente os seguintes gêneros alimentícios: banana prata, pó de café e feijão Desses produtos adquiridos pelo programa, a banana foi a primeira a ser liberada para consumo no RU, no dia 5 de abril, como registrado na foto abaixo.

Na fotografia acima, da esquerda para a direita, estão o técnico extensionista da Emater do Distrito Federal Blaiton Carvalho da Silva; a chefe da Divisão de Alimentação da UFV, Fatima Ladeira Mendes; a coordenadora do PAA do Ministério de Desenvolvimento Social, Hétel Leepkaln dos Santos; o pró-reitor de Extensão do IFSuldeminas, campus Pouso Alegre, Cléber Ávila Barbosa; a diretora de Integração da Instituição com a Comunidade, Aloísia Rodrigues Hirata; e o diretor do Departamento de Planejamento e Administração do IFSuldeMinas, campus Inconfidentes, Luis Carlos Dias da Rocha.

(Sabrina Areias)