Estudantes do CCB e CCH colam grau no campus Viçosa

07/03/2014

Centenas de pessoas, a maioria familiares e amigos dos cerca de 500 formandos dos centros de ciências Biológicas e da Saúde (CCB) e Humanas, Letras e Artes (CCH), lotaram o Espaço Multiuso do campus Viçosa nessa sexta-feira (7). Com sorrisos e aplausos, eles prestigiaram a Sessão Solene de Colação de Grau, que foi presidida pela reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares e contou com a participação de integrantes dos conselhos superiores e autoridades da UFV e de Viçosa.

Depois de repetirem o juramento conduzido pela agora pedagoga Adriana de Jesus Souza, os formandos lembraram diversas vivências com a oradora da turma, a estudante do curso de Educação Física Sabrina Aparecida de Lima. Além de dedicar o seu discurso às colegas Ariane Tibúrcio e Janaína Balbino, que faleceram antes de concluírem suas graduações, ela recordou momentos que envolveram desde a escolha do curso e da universidade, até a colação de grau, passando pelo exame de seleção, a matrícula, o conhecimento dos novos amigos e a adaptação à Viçosa e outras diversas experiências.

A turma de formandos de março de 2014 – representada pelo nome Os ForMarços e pela frase Passa a greve, passa a folia, mas de março não passa, para nossa alegria! – teve como paraninfo o secretário executivo do Ministério da Educação e ex-reitor da UFV, Luiz Cláudio Costa, que recebeu uma placa da estudante do curso de Jornalismo Luciana Costa de Resende. Em seu discurso, Luiz Cláudio agradeceu a dedicação dos estudantes, que torna o Brasil um país cada vez mais desenvolvido econômico, social e ambientalmente, destacando que, da mesma forma que a vitória dos estudantes é individual e coletiva, a construção do Brasil conta com a participação deles como profissionais qualificados e como cidadãos. Ele desejou que os formandos levem para a sociedade o conhecimento e os valores que aprenderam e também ajudaram a construir.

A reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares, iniciou o seu discurso fazendo uma saudação aos familiares, em especial aos pais e mães, destacando que se não fosse por eles, os formandos não estariam vivendo um “momento tão rico, tão bonito de um sonho construído”. Ela agradeceu o fato de os pais terem confiado à UFV a continuidade da educação de seus filhos. A reitora também fez um agradecimento aos formandos por fazerem “a Universidade pensar, repensar e refletir todos os dias aquilo que é importante para a educação superior brasileira”. E lembrou: “Vocês nos ensinam a fazer a transformação”.

A professora destacou ainda a alegria e o orgulho de a UFV entregar ao Brasil cerca de 500 novos profissionais, que “estão se formando em uma das melhores universidades deste país; sintam-se orgulhosos por isso”. Ela desejou que os formandos sejam muito felizes e atuem como “verdadeiros embaixadores da UFV”. Por fim, recomendou: “onde quer que vocês estejam, transformem este país, sejam justos e éticos, e voltem sempre à UFV sempre que puderem e/ou necessitarem”.

Homenagens
As medalhas de ouro Presidente Bernardes – entregue ao estudante com maior coeficiente de rendimento acumulado acima de 91 – foi para a pedagoga Rafaella da Silva Cruz. Outros seis alunos de cursos do CCB e 11 do CCH receberam medalhas de prata.

Os pais homenageados durante a Sessão Solene também receberam seus diplomas de graduação nesta sexta-feira. Os estudantes Victor Candian Coeli, do curso de Administração, e Marcela Barbosa Pereira, de Jornalismo representaram os pais de todos os formandos e foram agraciados com placas pela graduada em Educação Física Camila de Souza Ribeiro.

O homenageado geral foi o técnico administrativo da Divisão de Alimentação da Universidade João da Silva Motta. Ele recebeu duas placas: uma entregue pelo formando em Ciências Econômicas Peter Felipe dos Santos e outra pela pró-reitora de Assuntos Comunitários, Sylvia do Carmo Castro Franceschini, pelo cuidado e carinho em receber os estudantes todos os dias no Restaurante Universitário.

Nas fotografias, registros da Colação de Grau.

(Coordenadoria de Comunicação Social – Fotos: Daniel Sotto Maior)