Coimbra sedia Vitrine do Milho Silagem

17/02/2014

Apresentar novos produtos e a inovação tecnológica para melhorar a produção de silagem de milho. Esse foi o principal objetivo da VII Vitrine do Milho Silagem, organizado pelo Programa de Desenvolvimento de Pecuária Leiteira da Região de Viçosa (PDPL-RV). O evento foi realizado, nesse sábado (15), na fazenda Ipiranga, no município de Coimbra, a 20 km de Viçosa.

Além da equipe do PDPL-RV e de alguns produtores da microrregião de Viçosa, estiveram presentes também dez empresas de milho e adubo, que expuseram seus produtos. A principal importância do evento é divulgar as novas tecnologias, ligadas à produção de silagem de milho, para os estudantes e os agricultores, fazendo a união entre eles e a Universidade. Thiago Camacho, agrônomo do Programa, relata que o evento surgiu para “difundir os híbridos de milho que as empresas têm e para que os estudantes, onde forem trabalhar, possam indicar ao produtor o milho mais específico para a sua região”.

As dez empresas presentes montaram seus estandes nos corredores da plantação de milho da fazenda Ipiranga. Os estudantes e produtores foram divididos em dez grupos, que visitavam os estandes por 30 minutos, a fim de conhecer as novidades de cada empresa.

PDPL-RV
O Programa de Desenvolvimento de Pecuária Leiteira da Região de Viçosa é uma parceria da UFV com a Nestlé, Dairy Partners of America (DPA) e tem o apoio do Sebrae, Itambé e Fundação Arthur Bernardes (Funarbe). Criado em 1987, o PDPL-RV tem como objetivos formar profissionais especializados em cadeia de lácteos no Brasil e prestar assistência técnica a produtores que estejam num raio máximo de 60 km de Viçosa.

Atualmente, o Programa conta com 40 produtores cadastrados. O proprietário da fazenda, Paulo Cupertino, é um deles. Ele participa do projeto há nove anos e se disse honrado pelo convite da realização do evento em sua fazenda, com 80 hectares de milho. O agricultor reconhece a importância do Programa, afirmando que a produção aumentou mais de 70% depois da parceria. “É uma troca de conhecimentos: eu entro com a prática e o PDPL com a técnica, o ensino e a tecnologia”, completa.

O Programa conta com 140 estagiários dos cursos de Agronomia, Zootecnia e Medicina Veterinária, não só da UFV. Seu coordenador, o zootecnista Christiano Nascif, acredita que a grande procura de estagiários e dos produtores é mais um indicativo do sucesso do projeto. “Hoje, há lista de espera de produtores, por volta de 2 a 3 anos, para participar do programa, além de uma seleção de 50% dos inscritos na primeira fase que não podem ser atendidos porque não há vagas”, conta.

(Marco Túlio Câmara, jornalista colaborador)