Workshop debate novas tecnologias e tendências da produção de bioenergia

16/06/2015

As novas tecnologias e tendências da produção de bioenergia estarão em debate, nesta quinta-feira (18), no workshop que acontecerá no auditório do Departamento de Engenharia Agrícola (DEA). O workshop marcará o fechamento da disciplina ENG 675 - Energia da Biomassa, oferecida pelo programa de pós-graduação do DEA e coordenada pelo professor Jadir Nogueira da Silva.

Neste semestre, a disciplina contou com a participação do professor Volkhard Scholz, da Universidade Beuth de Berlim (Alemanha) que, desde março, está no campus Viçosa como bolsista do Programa Professor Visitante do Exterior (PVE), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A programação do evento terá início às 9h, com as boas-vindas dos professores Jadir e Volkhard. Em seguida, haverá palestras com quatro dos 21 alunos dos vários programas de doutorado da UFV que cursaram a disciplina.

O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica e as inscrições devem ser realizadas na secretaria do Departamento de Engenharia Agrícola. Os  participantes receberão certificado.

Confira a programação do dia:

9h: Boas-vindas
Professores Jadir Nogueira da Silva e Volkhard Scholz

9h15: Microalgas - Cultivo, aplicações e produção de biocombustíveis
Raquel Rodrigues Santos, Departamento da Engenharia Agrícola

9h45: Uso energético de resíduos da indústria de celulose e papel
Alice do Carma Precci Lopes, Departamento de Engenharia Civil

10h15: Café

10h30: Biomassa e o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL)
Wagner Davel Canal, Departamento da Engenharia Florestal

11h: Sustentabilidade na produção de biomassa para fins energéticos
José Damato Neto, Departamento Fitotecnia