Todos os campi

Arquivo Central e Histórico da UFV lança inventário do Jornal

25/04/2008

Com a preocupação de preservar a memória do movimento estudantil em Viçosa, o Arquivo Central e Histórico da UFV coloca à disposição do público a "Coleção Jornal O Bonde".

Organizado pelos alunos, esse periódico teve origem na Escola Superior de Agricultura e Veterinária (Esav) no ano de 1945 e continuou a ser editado até 1963. Nas páginas desse jornal estudantil encontram-se referências ao cotidiano da vida escolar e social da época. Encontram-se também alusões a algumas das festividades, eventos sociais e fatos extraordinários e corriqueiros internos e externos à Escola; informações sobre atos administrativos da Instituição, bem como sua recepção pelos alunos e conseqüências imediatas percebidas por eles; resenhas de acontecimentos cotidianos; manifestações críticas e humorísticas dos alunos em relação a professores, dirigentes, colegas, acontecimentos políticos etc. Uma documentação que, pela diversificação dos assuntos que traz, pode servir aos mais diversos interesses de pesquisa do meio acadêmico, além de saciar as curiosidades mais gerais em relação ao passado institucional.

Com esse instrumento de pesquisa, espera-se possibilitar o acesso fácil e rápido à documentação tão importante para a compreensão das transformações que deram origem à Universidade Federal de Viçosa.

O inventário dessa coleção encontra-se no Arquivo Central e Histórico da UFV, na Casa 10 da Vila Giannetti, que fica aberto de segunda a sexta feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Em breve, estará disponível no endereço eletrônico http://www.historia.ufv.br/.

(J. P. Martins – Fonte: Stella Maris Scatena Franco)