Falecimento

Wilson Alves de Araújo (1918-2018)

13/06/2018

A UFV recebeu com pesar a notícia do falecimento, nesta segunda-feira (14), de Wilson Alves de Araújo, ex-aluno de Agronomia da turma de formandos de 1942. Pelos registros da Associação dos Ex-Alunos, aos 99 anos, Wilson era o mais antigo ex-estudante da Universidade.

Após sua formatura, em Agronomia, teve longa trajetória profissional. Era considerado um dos profissionais que mais contribuíram para o uso de corretivos e fertilizantes e uso de técnicas agrícolas sustentáveis. Desenvolveu intensos trabalhos iniciados na Secretaria da Agricultura de Minas Gerais, no Serviço de Fomento Agrícola e Pesquisas em Fertilizantes, de Solos e Geologia, inclusive traduzidos para o espanhol. Marcou sua passagem nesta área, com serviços que até hoje são reconhecidos.

Com o mesmo dinamismo desempenhado no serviço público, passou a dedicar-se à iniciativa privada, tendo sido presidente, diretor e conselheiro de empresas de fertilizantes altamente conceituadas, a exemplo da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) e da Associação de Misturadores de Adubos do Brasil (AMA). Foi ainda membro de várias entidades de classe da área de fertilizantes, como sindicatos e associações. Com toda sua dinâmica profissional, contribuiu para o impulso e crescimento do agronegócio.

Seu velório foi realizado em São Paulo. Vale destacar que, como o ex-aluno mais antigo da UFV, Wilson concedeu uma entrevista ao Programa Memória Viva, que pode ser conferida no canal do youtube da Universidade.

Fonte: Diretoria da AEA e Haroldo Alves de Araújo Filho