Notícias

Abertura do 6º Soccer Experience traz palestras de profissionais renomados do mundo do futebol

30/10/2017

A reitora Nilda Soares participou da cerimônia de abertura

A abertura do 6º Soccer Experience, evento que já se consolidou entre os mais representativos espaços nacionais de discussão sobre as práticas futebolísticas, aconteceu na tarde do último dia 26, no auditório do Departamento de Economia Rural. Organizado pelo Núcleo de Pesquisa e Estudos em Futebol (Nupef), do Departamento de Educação Física (DES), a sexta edição do encontro trouxe à Viçosa grandes nomes do esporte, nacional e internacional.

Duas palestras marcaram a abertura oficial do evento, que contou com um público de aproximadamente 200 pessoas. A primeira foi ministrada pelo professor da Universidade de Utah, Andrew Mark Williams, pesquisador dos mecanismos neurais e psicológicos por trás da aquisição e desenvolvimento de habilidades perceptivo-motoras dos atletas de alto nível. Mark discorreu sobre o tema Desenvolvendo jogadores de futebol de elite: prática, especificidade e plástica, apresentando os passos e objetivos utilizados pelos jogadores da elite do futebol mundial. Mark, que já trabalhou em clubes como o Liverpool e o Everton da Premier League, falou sobre a formação dos jogadores desde a infância, explicando como que os jogadores excepcionais se diferenciam dos demais quanto às prioridades, horas, métodos e qualidade nos treinos. Segundo o pesquisador, os chamados experts, tendem a praticar os quesitos que não são bons e, consequentemente, a falhar mais, mas são mais insistentes do que os jogadores medianos e acabam investindo mais em esforço físico e mental, sendo aficionados pelo crescimento pessoal e mais propensos à adaptação.

O segundo palestrante do evento foi o treinador de futebol brasileiro, René Simões, que classificou a seleção Jamaicana para a Copa do Mundo de 1998, já foi técnico da seleção feminina do Brasil e possui passagem por diversos clubes brasileiros. Na plateia, um outro treinador de futebol brasileiro, Adilson Batista. René abriu sua palestra com uma dinâmica com a plateia, dividindo-a em quatro grupos, cada um liderado por uma pessoa. Depois, os líderes de cada grupo elegeram um chefe entre os líderes e toda a plateia, consequentemente, passou a ter um único líder. A atividade foi o ponto inicial para o treinador desenvolver seu argumento, demonstrando a necessidade de trabalhar com harmonia e unidade em grupos grandes, e a importância do papel dos líderes de grupo em equipes vencedoras. René ainda trouxe ao público dados e mecanismos que utilizou e ainda utiliza nos clubes brasileiros, para captação de novos talentos e preparo dos jogadores.

A mesa de abertura foi presidida pela reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, juntamente ao coordenador geral do congresso, professor Israel Teoldo da Costa, e o chefe do DES, professor Paulo Lanes Lobato.

A programação do 6º Soccer Experience, que se iniciou no dia 24 de outubro, tem atividades previstas até 5 de novembro. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no site do Nupef.

Rodrigo Cupertino - estagiário
Fotos: Felipe Dambroz
Divulgação Institucional

.

Notícias

Destaques


Campus UFV - Viçosa

  • Ministério da Educação
  • Transparência Pública
  • Acesso à Informçãão
  • Agenda da Reitora
  • Campus Oficial