Curso de Medicina da UFV tem resultado acima da média nacional em avaliação

31/03/2017

O curso de Medicina da UFV está acima das médias nacional, estadual e da região Sudeste na Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem). Os estudantes do curso da Universidade atingiram a média de 110,4 pontos, enquanto a média nacional foi de 100 pontos, a do Sudeste de 99,6 e a de Minas Gerais de 100,3, conforme o resultado da avaliação divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na última sexta-feira (24).

Instituída pelo Ministério da Educação em 2016, a Anasem tem como objetivo avaliar os estudantes de graduação em medicina, do segundo, quarto e sexto anos, por meio de instrumentos e métodos que considerem os conhecimentos, as habilidades e as atitudes previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. A primeira avaliação foi realizada no final de 2016 e abarcou 233 cursos de instituições nacionais e 22.086 estudantes matriculados no segundo ano. Ela conteve 63 questões, sendo 60 de múltipla escolha e três discursivas.

Os desempenhos nas questões objetivas foram agrupados em três níveis de proficiência – básico, adequado e avançado – com o objetivo de medir as competências estruturais ou habilidades dos participantes. Seguindo esse critério, os estudantes do Curso de Medicina da UFV também se destacaram. Para se ter uma ideia, o percentual de alunos que alcançaram um nível avançado de proficiência foi de 17,1%, bem maior do que a média nacional de 1,9%. Nas questões discursivas, as médias de desempenho dos alunos da UFV também foram melhores do que as médias nacional, regional e estadual, conforme pode ser verificado no quadro abaixo.

Satisfeita com o desempenho dos estudantes da UFV, a coordenadora do Curso de Medicina, Débora Carvalho Ferreira, parabenizou os alunos pelo “excelente resultado” e disse que ele “demonstra que todo o esforço e trabalho realizados pela instituição têm gerado bons resultados e, principalmente, que estamos trilhando os rumos certos da educação médica”. Para a professora, “engradece saber” que a Universidade está contribuindo para “a formação de profissionais médicos e médicas adequados para prestarem os melhores serviços para a sociedade e para o SUS”.

(Divisão de Jornalismo)