Programa da UFV forma quinta turma de médicos residentes

21/02/2017

O Programa de Residência em Medicina da UFV realizou a formatura de mais 13 residentes, na última sexta-feira (17). Esta foi a quinta turma formada pelo programa, que teve início em 2011, e tem contribuído para a formação qualificada de médicos de várias regiões do Brasil e para um melhor atendimento da população viçosense.

Os residentes atuam em sua maioria em Viçosa, nos hospitais São Sebastião e São João Batista e em unidades de saúde da cidade. Como conta a coordenadora geral do Programa, Denise Cristina Rodrigues, após o oferecimento da residência médica na UFV, o atendimento aos pacientes da cidade melhorou muito. “Embora os residentes estejam em treinamento em serviço, é impressionante a qualidade do trabalho e a assistência médica oferecida. Tanto é que vários municípios da região têm procurado saber sobre a possibilidade de se levar a residência para outras localidades”, declara.

Ainda de acordo com Denise, o que diferencia o Programa de Residência oferecido na Universidade “é o nome da UFV, que traz junto a excelência e a responsabilidade”. Outro diferencial é que o Departamento de Medicina e Enfermagem oferece o Mestrado Profissional em Ciências da Saúde e isso permite aos residentes terem a opção de estarem inseridos nas disciplinas do mestrado como alunos não-vinculados.

Para o médico Luiz Felipe Moreira, concluir a residência na área de Cirurgia Geral “foi muio bom porque o programa beira a excelência, com bons preceptores e professores, e oferece muita prática conciliada com aulas teóricas”. Ele disse que sai satisfeito e já irá começar uma nova etapa agora em cirurgia vascular, no sul de Minas. Francelle Costa Guimarães, que realizou residência em Pediatria, também elogiou o programa pelo “serviço muito bem estruturado, com preceptores muito competentes e comprometidos, e com total suporte da UFV”. Agora, ela pretende atuar em sua cidade, Ponte Nova (MG).

A maioria dos residentes formados na Universidade consegue boas oportunidades na área. Segundo levantamento feito pela secretaria do Programa, eles estão atuando em Viçosa, em localidades da região, além de cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

Sobre o Programa

O Programa, que foi criado para o reconhecimento pelo MEC do então curso de graduação em Medicina da UFV, começou oferecendo seis áreas básicas: Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia e Medicina de Família e Comunidade. Devido às demandas dos serviços nos hospitais de Viçosa foram acrescentadas duas áreas, a de Radiologia e de a de Neonatologia.

No total, são 21 vagas oferecidas e todas elas têm sido preenchidas. No último processo seletivo foram quase 500 inscritos. O programa segue todas as normas da Comissão Nacional de Residência Médica e as bolsas dos residentes são concedidas pelo MEC. O processo seletivo é realizado uma vez por ano, entre outubro e novembro, pela Associação de Apoio a Residência Médica de Minas Gerais (Aremg), que, além de gerenciar a seleção, oferece cursos de capacitação para preceptores e residentes de todas as áreas do Programa, principalmente para atualização.

As fotografias de cerimônia de formatura dos residentes estão disponíveis neste link.

(Sabrina Areias – Fotos: Daniel Sotto Maior)