Campus Florestal

Diretores e chefes de setores recepcionam calouros de cursos técnicos e ensino médio

07/02/2017

Os calouros lotaram a arquibancada do ginásio

A UFV-Florestal/Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf) recebeu, nesta segunda-feira (06), os calouros do ensino técnico (pós-médio e concomitante) e médio federal. Para recepcioná-los, foi planejada uma programação especial, que teve início às 9h com a apresentação de membros da administração do campus e entrega das carteirinhas pelos coordenadores dos cursos.

Na ocasião, estavam presentes o diretor de Ensino, Diego A. França de Freitas; o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marco Antônio de Oliveira; o diretor de Extensão e Cultura, Adilson de Castro Antônio, o técnico em Assuntos Educacionais, Hebert Lehner; o coordenador do Ensino Médio Federal, Romário Cardoso Costa; a vice-diretora da Escola Estadual Serafim Ribeiro Resende, Natália de Lima Silva; o chefe do Serviço de Registro Escolar (SRE), Paulo Henrique Damasceno e a nutricionista da Diretoria de Assuntos Comunitários (DCC), Renata Castro.

Cada diretor, após se apresentar, deu boas-vindas aos calouros, falou sobre sua área de atuação, sobre os diferenciais do campus UFV-Florestal, bem como da grande oportunidade que cada um dos estudantes está tendo ao ingressar em uma instituição de reconhecida excelência. Desta forma, todos os que tiveram fala, aconselharam os estudantes a aproveitar ao máximo tudo o que a universidade oferece. Foi, ainda, feito um breve histórico sobre as melhorias realizadas no campus, as obras em andamento e planejamento futuro conforme as demandas e metas de cada diretoria e curso.

Os chefes dos setores acadêmicos também falaram sobre o funcionamento de cada um, horários e uso da carteirinha, além dos direitos e deveres. Também tiveram a palavra os coordenadores do Ensino Médio Federal, Romário Cardoso Costa e a vice-diretora Natália de Lima e Silva, sendo que ambos chamaram atenção para os critérios de reprovação, do compromisso que os estudantes devem ter para conciliar o ensino médio com o técnico e do fato de que as notas notas serão entregues aos alunos e, em determinadas datas, os pais serão convidados a comparecer à escola para conversar com os professores e técnicos, tendo acesso ao boletim do filho.​ As notas também podem ser verificadas tanto pelos pais e responsáveis quanto pelos alunos por meio do sistema fornecido pelo Registro Escolar.

Calouro do curso técnico em Eletrotécnica, Josué Fonseca, de 15 anos, veio da comunidade de Varginha, pertencente a Mateus Leme para estudar na UFV-Florestal/Cedaf. Ele diz ter conhecido o campus por meio de uma excursão da escola, quando pôde saber sobre o funcionamento da universidade e seus setores acadêmicos. “Aí me interessei ao saber que oferecia o curso de Eletrotécnica concomitante ao ensino médio”, disse Josué. De acordo com o estudante, ele pretende seguir com muito foco para, posteriormente, graduar-se em curso superior equivalente, possuindo, assim, uma maior vantagem na área. Além disso, ele revelou vontade de trabalhar enquanto estuda, outro motivo pela opção pelo curso técnico.

Para finalizar a manhã de recepção dos calouros, o diretor de Ensino, Diego França chamou a atenção para a obrigação dos estudantes zelarem pelo campus e protegê-lo, com tudo que possui, como o patrimônio público, sendo essa uma responsabilidade de todos como cidadãos. O diretor deixou clara, ainda, a proibição do trote ou qualquer outra “brincadeira” considerada inadequada. Nesses casos, basta informar o ocorrido a qualquer servidor da UFV-Florestal para que as providências sejam tomadas.

Logo após os pronunciamentos, os coordenadores de curso fizeram a entrega das carteirinhas em mesas separadas por curso no Ginásio.

Como mensagem aos recém chegados, Diego deseja boas-vindas e que “nos próximos anos, a gente tenha uma boa integração”, diz. Ele garante que a universidade tem boa infraestrutura, inclusive acadêmica, para receber adequadamente os alunos e continuar sendo uma das melhores escolas do Estado de Minas Gerais.

A programação de recepção de calouros terá continuidade até quinta-feira, conforme cronogramas anexados abaixo.

Por ACS UFV-Florestal/Fernanda Pessoa