Discurso da oradora Ilana Nahas - formatura CCB e CCH - Janeiro de 2017

23/01/2017

No primeiro dia em que cruzamos as quatro pilastras como alunos desta intuição, tínhamos no peito a incrível sensação de conquista, mas, ao mesmo tempo, sentíamo-nos inseguros, sem saber direito o que estava por vir. Esta semana, ao nos despedirmos da faculdade, creio que a sensação seja bem parecida. Apesar da semelhança, sabemos que todos que passaram pela graduação sofreram alguma transformação, não saímos como entramos.

É como se tivéssemos entrado pequenas mudas que, após serem semeadas e cuidadas por longos anos por nossos pais, foram entregues à Universidade, com desígnio de recebermos todo o substrato para alavancar nosso crescimento. Aqui enfrentamos diversos desafios, mas conseguimos crescer, nos fortalecer e nos tonar árvores viçosas e vigorosas. Hoje, saímos determinados, queremos dar frutos, estamos prontos para isso. Sabemos que ainda estão por vir invernos rigorosos, mas estamos preparados e aguardaremos ansiosos pelo verão.

Não foi fácil chegar até aqui. Como diria Geraldo Eustáquio, “Já pensei seriamente em desistir, mas nunca me levei realmente a sério. É que tem mais chão nos meus olhos do que cansaço nas minhas pernas, mais esperança nos meus passos do que tristeza nos meus ombros, mais estrada no meu coração do que medo na minha cabeça.”

As dificuldades não foram poucas. Enfrentar a saudade da família, a grande vontade de pegar o primeiro ônibus de volta para casa. As noites em claro que passamos para conseguir estudar toda a matéria da prova. A agonia de esperar o lançamento das notas. A esperança inesgotável de passar naquela matéria, mesmo sabendo era preciso fechar a prova. Mas o importante é que conseguimos, aquele 59,5 no Sapiens foi comemorado tanto ou mais que um 100.

Daqui não levaremos só um diploma, nossas malas sairão repletas de amigos. Amigos com os quais compartilhamos anos de alegrias e que estiveram do nosso lado mesmo nos momentos mais difíceis. Aqueles que nos esperavam para almoçar, mesmo sabendo que enfrentaríamos uma imensa fila no RU; que nos ajudavam com aquelas provas em que não sabíamos nem o que ia cair; que nos acompanhavam nas festas, mesmo não estando nem um pouco a fim de sair; que cuidaram de nós quando bebemos demais e que estiveram presentes quando necessitávamos de um ombro amigo. Fizeram-nos raiva, sim, várias vezes, mas eram nossa maior riqueza dentro da universidade. Entre esses amigos, incluímos os funcionários e pós-graduandos, que por diversas vezes nos ajudaram, dividiram seu conhecimento e, mais que isso, torceram e vibraram por nossas conquistas.

Gostaríamos de pedir desculpas aos familiares pela ausência, seja pela distância ou algum compromisso acadêmico que nos impedia de estar junto de vocês em vários momentos especiais. Esta jornada sem vocês seria impossível, foi graças ao apoio e amor recebido que conseguimos chegar aqui hoje. Pais e mães, agradecemos por investirem e apoiarem nosso projeto de vida e estarem sempre dispostos a nos oferecer o máximo possível.

A UFV não é somente uma das universidades mais lindas do mundo, ela é também é uma das melhores. Seu renome nos faz sentir orgulho de levar o brasão estampado na camisa e dizer: “Eu me formei na Universidade Federal de Viçosa”. Levamos seu nome, mas também deixamos o nosso, e não somente na placa do PVA, mas em todas as oportunidades em que for possível contribuir para o engrandecimento desta instituição.

Aos mestres fica aqui toda nossa gratidão e respeito: vocês fazem parte desta trajetória. Queremos agradecer não somente pela ampliação dos conhecimentos profissionais, mas também pela experiência de vida diária. Agradecemos também àqueles que não atenderam nossas expectativas, pois estes nos mostraram que o mundo não é um mar de rosas e que é possível, sim, superar os desafios. Esperamos em breve lhes reencontrar como colegas de profissão.

Fizemos de Viçosa nosso lar e, mesmo perante todas as limitações, somos gratos pela hospitalidade. Sentiremos saudade da cidadezinha do interior de Minas que tem o pior acesso, mas é um dos lugares mais aconchegantes que pudemos conhecer.

Hoje, mais do que nunca, compreendemos a existência de uma força maior. Sabemos que sem ela não seria possível enfrentar nossas responsabilidades. É nossa fé que nos move e nos faz acreditar que é possível, sim, realizar nossos sonhos. Sabemos, também, que será essa mesma força maior que nos fará seguir em frente.

É uma satisfação imensa dizer que concluímos esta etapa. O caminho não acabou, pelo contrário, é hora de tirarmos os planos do papel e nos preparar para o que vem pela frente. Sim, estamos cheios de dúvidas ainda, mas cada mais próximos de nossos sonhos.