Campus Rio Paranaiba

VIII SACSIS é realizada no Campus UFV Rio Paranaíba

21/09/2016

Foi realizada, de 12 a 16 de setembro, a VIII Semana Acadêmica de Sistema de Informação – SACSIS. A SACSIS é um evento anual, realizado na Universidade Federal de Viçosa Campus Rio Paranaíba. O objetivo deste evento é de tornar ampla a visão dos estudantes com relação ao mercado de trabalho, o meio acadêmico e também, desenvolver o instinto empreendedor, o que é confirmado pelo sucesso do evento, em sua oitava edição e, pelo terceiro ano consecutivo, organizado pela Empresa Júnior do curso de Sistemas de Informação, a InfoAlto.

Cerca de 150 inscritos participaram de palestras, minicursos, apresentação de trabalhos, visita técnica e maratona de programação. Dentre os cursos oferecidos, foram abordados os temas: Desenvolvimento de sites com WordPress, ministrado por Gabriel Henrique Ferreira; Prática de Cabeamento e Configuração de Rede, ministrado por, Afrânio de Castro e André Luyde;Gestão Ágil de Projetos, ministrado por Guilherme Ítalo Vasconcelos; Simulação Computacional Para Avaliação do Desempenho Térmico e Sustentabilidade de Edificações, ministrado por Fernando A. de M. Sá Cavalcanti.

Apresentaram trabalhos: Érick Anthony de Oliveira Carvalho, com o tema “Aplicações Single Page com Laravel e AngularJS”; Bruno Eduardo Silva Ferreira com o tema Inovação a Alta Performance Profissional”; Eduardo Magalhães; com o tema “Segurança de Rede” e Jansen Felipe sobre OMR (Optical Mark Recognition) com o PHP”.

Dentro das atividades da semana acadêmica, destacou-se a visita tecnica realizada na empresa Algar Telecom, e empresa Neppo Tecnologia, ambas sediadas em Uberlândia/MG. Na Algar Telecom, os discentes foram recebidos por Luciana Flávia R. de Aguiar - Coordenação de Talentos Humanos e pelos responsáveis do setor de TI, Marquinhos e Marley. Na Neppo, a recepção foi feita pelo Sócio Administrador Rafael Gouvea. Os 39 discentes, participantes desta atividade, tiveram um contato direto com empresas que atuam na área de tecnologia, oferecendo um conhecimento do atual mercado de trabalho explorado por elas. Os professores Guilherme Pena e Murilo Naldi, coordenaram a atividade.

Outro destaque da SACSIS foi a maratona de programação, coordenada pelo professor Guilherme Pena e discente Willian Jorge Pereira Oliveira; com a colaboração, na criação dos problemas, dos professores: Tácito Neves, Pablo Munhoz,Guilherme Freire,Paulo Cândido. Treze equipes participaram da maratona, todas compostas por alunos do curso de Sistemas de Informação Integral e Noturno, contendo estudantes de todos os períodos letivos.

Cada equipe deveria resolver, durante o tempo definido, o maior número de problemas possíveis. Venceu quem resolveu o maior número de problemas, no menor tempo. A atividade visou desenvolver, nos alunos, a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas em situação de pressão. Foram vencedoras as equipes:

• 1º Lugar: Bit Please (Lucas Rafael Rodrigues Pereira, Guilherme Paiva, Higor Daniel Cavalcanti)

• 2º Lugar: Undeclared (Lucas Costa de Faria, Murilo Rodrigues Gervasio, Patrick Aparecido Rocha Faria)

• 3º Lugar: 1337 (Felipe Provezano Coutinho, Luiz Antonio Ramos, Robson de Souza Vieira)

A VIII SACSIS foi realizada com a parceria da Realtec, Mangabeiras, Mega Cartuchos, Progressiva Uniformes, DNA- Photo e Video, Chacal Informática e FUNARBE. Clique aqui e confira a cobertura fotográfica do evento.