Estudantes da UFV são medalhistas em Maratona Mineira de Programação

21/06/2016

Cinco equipes representaram a UFV

Diversos estudantes da UFV participaram e alguns foram medalhistas na quinta edição da Maratona Mineira de Programação, que aconteceu no dia 4 de junho, na Universidade de Uberaba (MG). Pela primeira vez, o evento contou com representantes dos três campi da instituição: dos cursos de Ciência da Computação de Viçosa e de Florestal e do curso de Sistemas de Informação de Rio Paranaíba.

As equipes da Universidade, que foram acompanhadas pelos coordenadores de curso André Gustavo (Viçosa) e Guilherme Pena (Rio Paranaíba) e estiveram entre as 50 participantes, provenientes de instituições de ensino de Minas Gerais, foram:

Coach: professor André Gustavo
Equipe sdds CsF: Marcos Loures (2014), Matheus Phillipe (2012) e Gustavo Uliana (2015)
Equipe Formatação 20R$: Felipe Dias (2014), Lucas Bissaro (2014) e Marcelo Matos (2014)
Equipe 11 homens e 1 pc: Jhonata Freitas (2013), Guttardo Pereira (2014) e Giovanni Vitorassi (2015)

Campus Florestal
Coach: estudante Lucas Bragança (2014)
Equipe tá tranquilo tá compilável: Augusto César (2012), Kristtopher Kayo (2013) e Rômulo Martins (2012)

Campus Rio Paranaíba
Coach: professor Guilherme Pena
Equipe TEAMCAPS: Higor Silva (2014), Lucas Pereira (2014) e Guilherme Paiva (2013)

Cada equipe, composta por três estudantes, recebeu diversas questões para resolver durante as cinco horas da Maratona. Com apenas um computador, o grupo projetou e escreveu um programa de computador capaz de solucionar, correta e eficientemente, cada problema.

A equipe de Florestal solucionou quatro questões e se classificou na 31ª posição e a equipe de Rio Paranaíba resolveu cinco questões, ficando na 28ª posição. As equipes de Viçosa resolveram entre cinco e sete problemas e a sdds CsF, que chegou a ser a primeira classificada durante a competição, terminou na sexta posição e recebeu medalha de prata.

Sobre a Maratona
A Maratona Mineira de Programação é promovida pelas instituições de ensino de Minas Gerais com o objetivo de preparar suas equipes para a Maratona de Programação, evento nacional organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, cuja próxima edição acontecerá em setembro. A proposta é estimular a criatividade e as capacidades de buscar novas soluções de software e resolver problemas sob pressão, além de manter os estudantes motivados durante todo o ano, melhorando o desempenho individual e em equipe e, consequentemente, os resultados nas competições nacionais e internacionais.

Mais informações podem ser obtidas em maratona.algartelecom.com.br/portal/mineira.

Na fotografia abaixo, da dir. para esq., estão os integrantes da equipe sdds CsF – Gustavo Uliana, Matheus Phillipe e Marcos Loures – com o professor André Gustavo e representantes do comitê organizador da Maratona (foto: Raphael Geraci).

(Fonte: André Gustavo e Guilherme Pena)