UFV integra Universidade em Rede do Brics

08/03/2016

A UFV foi uma das nove universidades brasileiras selecionadas para fazer parte da Universidade em Rede do Brics – grupo de países emergentes que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A UFV participou do edital lançado pelo MEC e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) propondo a criação de um programa de pós-graduação internacional em Energia Renovável. Nesta área, foram aprovados apenas dois projetos no Brasil, o da UFV e o da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O Programa sugerido pela UFV vai integrar os departamentos de Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal e Fitotecnia em três áreas: Energia da Madeira, Variedades com Potencial para Energia e Racionalização de Energia em Processos Agrícolas. A proposta também já define professores e orientadores para o Programa.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (PPG), Luiz Alexandre Peternelli, o edital para criação da Universidade em Rede do Brics foi lançado no início de janeiro, com apenas três semanas de prazo, para que os programas de pós-graduação das instituições interessadas enviassem propostas de participação na Universidade em Rede do Brics (Brics Network University) – Brics NU, conforme Memorando de Entendimento para o Estabelecimento da Brics NU, assinado em 18 de novembro de 2015, em Moscou. A PPG protagonizou a iniciativa reunindo professores de diversas áreas para criação de uma proposta. “Foi um trabalho árduo, feito por cerca de dez colaboradores, em reuniões diárias na PPG. Muitos abriram mão de períodos de férias para colaborar com este projeto que vai estimular ainda mais a internacionalização da nossa Universidade”, disse o pró-reitor.

O edital tinha como objetivo selecionar programas de Pós-Graduação reconhecidos e recomendados pela Capes, com nota igual ou superior a seis nas seguintes áreas prioritárias: Ciência da Computação e Segurança da Informação; Ecologia e Mudanças Climáticas; Economia; Energia; Estudos do Brics; e Recursos Hídricos e Tratamento da Poluição. A UFV optou pela criação e oferta de um Programa de Pós-graduação, totalmente lecionado em inglês e com apoio de tecnologias de informação e ensino a distância na área de energia renovável.

A proposta da UFV será coordenada pelo professor do Departamento de Engenharia Agrícola Delly Oliveira Filho. Ele e o professor Sérgio Motoike, do departamento de Fitotecnia, serão os coordenadores do novo Programa de Pós-graduação. O professor Delly explica que as próximas etapas da criação da Brics-NU ainda não estão esclarecidas. Segundo o calendário de atividades, em abril serão iniciadas as reuniões entre as universidades para o detalhamento dos projetos. No entanto, as propostas de cursos novos serão submetidas à Capes, em conformidade com as normas e regulamentações relacionadas ao Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

Sabe-se que a Universidade em Rede do Brics vai permitir o desenvolvimento de programas bilaterais e multilaterais de ensino e pesquisa, a formação conjunta, com qualidade, de mestres e doutores, além de permitir intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores. Segundo informações da Capes, ela chega para satisfazer as necessidades dos países por meio da ampliação do acesso a métodos, formas e tecnologias de educação contemporâneas. Outro objetivo é facilitar o desenvolvimento sustentável dos países pertencentes ao bloco, disseminando o conhecimento e as habilidades com pesquisas conjuntas e atividades educativas.

Mais informações sobre a Universidade em Rede do Brics podem ser obtidas neste link.

(Léa Medeiros)

Proposta da UFV será coordenada pelo professor Delly Oliveira Filho (DEA)