UFV realiza campanha #RESPEITE

02/03/2016

A UFV iniciou, esta semana, a campanha #RESPEITE, que se estenderá ao longo do ano com a proposta de tematizar assuntos que devem ser pensados e debatidos pela comunidade universitária. O primeiro desses assuntos é o trote. Com o objetivo de conscientizar os veteranos para que recebam bem o calouro nos três campi da UFV, foram desenvolvidas diferentes ações comunicativas para chamar a atenção sobre situações de constrangimento e violência geradas pelo trote.

Além de cartazes e banners afixados nos principais setores dos campi, estão sendo divulgados vídeos no facebook da instituição, lembrando, dentre outros aspectos, que, na UFV, o trote é proibido, conforme a Resolução nº 18/2006. Também em Viçosa, os autores, coautores e cúmplices de trote em vias públicas estão sujeitos a pagamentos de multas, de acordo com uma lei aprovada pelos vereadores em 2015. Em todas as peças, a recomendação é que os calouros sejam respeitados e que eles denunciem qualquer ato de violência ou constrangimento a que forem submetidos.

Para a pró-reitora de Assuntos Comunitários (PCD), professora Viviani Lírio, a campanha #RESPEITE vem, neste momento, reforçar um conjunto de ações adotadas pela UFV, há alguns anos, para erradicar a prática do trote. “Por meio dela, pretendemos disseminar a ideia de acolher bem quem está chegando e também lembrar que, na UFV, o trote é proibido”, explica a pró-reitora. Viviani alerta para o fato de que o estudante que realizar o trote em quaisquer dos três campi será advertido, suspenso e, dependendo da gravidade, poderá ser expulso da instituição. Aos que estão chegando à UFV, a recomendação da PCD é que denunciem o trote na Ouvidoria da UFV, na Divisão de Assistência Estudantil ou que procurem o setor de Vigilância da Universidade.

Produção
Toda a campanha #RESPEITE foi idealizada e produzida pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da UFV, envolvendo seus diferentes setores. A Divisão de Jornalismo Audiovisual responde pelos vídeos. À frente da produção dos cartazes e banners estão a Divisão de Comunicação Visual e a Divisão de Jornalismo e Assessoria de Imprensa, responsável ainda pela divulgação do trabalho. Atores do grupo de teatro ElosQuentes também participaram da iniciativa. Graças à atuação deles, foi possível simular situações de trote para ilustrar os slogans da campanha, como: “Brincadeira tem limite”, “Aqui o trote é proibido” e “Violência afeta excelência”.

O coordenador de Comunicação Social, professor Rennan Mafra, destaca sua satisfação com os resultados do trabalho realizado pela equipe da CCS, de forma coletiva e integrada, e o envolvimento da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários. “A preocupação da PCD em tratar de temas como o trote e a violência nos motivou a pensar na campanha ideal, que fosse multicampi e se estendesse a toda a Universidade. A ideia é que ela seja transversal e alcance as diferentes instâncias da vida universitária, afetando, de forma positiva, as convivências acadêmica, administrativa e social”.

O coordenador da CCS conta que a intenção é promover, em conjunto com a PCD, coletivos de Viçosa e movimentos urbanos, um calendário de ações que prevê desdobramentos da campanha. Durante 2016, outras questões que precisam ser debatidas pela comunidade, como a diversidade, deverão ser trabalhadas para que se dê visibilidade a elas, tendo o respeito como ponto de partida.

(Adriana Passos)