UFV dá posse aos chefes de departamentos do Centro de Ciências Agrárias

02/07/2015

Tomaram posse, na manhã desta quinta-feira (2), os chefes de seis departamentos do Centro de Ciências Agrárias (CCA). A cerimônia aconteceu no Salão Nobre, do campus Viçosa, e marcou a posse de dois novos chefes, os professores Sebastião Renato Valverde (Engenharia Florestal) e Olinto Liparini Pereira (Fitopatologia), e a recondução de quatro professores: Wilson da Cruz Vieira (Economia Rural), José Márcio Costa (Engenharia Agrícola), Teogenes Senna de Oliveira (Solos) e Melissa Izabel Hannas (Zootecnia).

O chefe do Departamento de Economia Rural, Wilson da Cruz Vieira, discursou em nome de todos os professores empossados e fez reflexões sobre o papel dos chefes, ressaltando que a missão não “é fácil e que se deve buscar o equilíbrio entre as demandas da administração superior e as dos próprios departamentos”. Ele também destacou a importância de se elaborar um planejamento estratégico em conjunto com professores, técnicos administrativos e estudantes.

Segundo o professor, chefiar as unidades acadêmicas do CCA é um privilégio pela longa tradição que elas possuem, o que, ao mesmo tempo, gera uma pressão maior para se manter a excelência. Ele mencionou que o CCA conta com 2.417 alunos de graduação, 1.061 estudantes de pós-graduação, 203 professores e 372 técnicos administrativos, números que estão em processo de expansão junto com a UFV.

O diretor do CCA, Rubens Alves de Oliveira, agradeceu aos chefes anteriores pela grande contribuição que prestaram e aos novos chefes pela “coragem de aceitarem esse desafio”. Ele recomendou que os professores “não chefiem, mas liderem seus departamentos, trabalhando com o intelecto e a emoção”.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares declarou que exercer a chefia “é uma oportunidade de grande aprendizado, em que são enfrentadas questões burocráticas, mas também vivenciadas intensamente as relações humanas”. Ela lembrou que as atividades da UFV tiverem início no CCA e que as unidades desse Centro de Ciências não podem deixar de questionar o quanto é possível avançar ainda mais.

Abaixo, fotografias da cerimônia. Para melhor visualização, clique no centro das imagens.

(Sabrina Areias)