UFV celebra Dia da África

26/05/2015

O Dia da África foi comemorado, nesta segunda-feira (25), na UFV, durante a II Semana Acadêmica Africana. O evento, promovido pela Associação de Estudantes Africanos de Viçosa (AEAV), aconteceu no auditório do Departamento de Engenharia Florestal.

O embaixador de Moçambique Manuel Lubisse (foto à esq.) participou da Semana Acadêmica e ressaltou a importância da data para que se possa integrar a cultura africana às demais e que as parcerias com os outros países, como o Brasil, mostram uma nova tendência mundial: “hoje não se fala da África, mas se fala com ela”. Segundo o embaixador, os jovens que estão estudando no Brasil poderão utilizar o conhecimento adquirido para ajudar no desenvolvimento do continente. “Além de a permanência dos estudantes ser uma forma de manter as relações com o Brasil, eles estão aqui para se formar e para que possam ser agentes de transformação quando voltarem aos seus países”, disse.

Com a temática África: Além da Selva e do Batuque, o evento mostrou diversos aspectos da cultura africana. De acordo com Mario Tauzane Afonso Matangue, presidente da AEAV e um dos organizadores da Semana, o objetivo era apresentar uma África diferente, um continente que também possui cientistas e tecnologia, por exemplo. Para isso, as atividades realizadas durante todo o dia incluíram, além de palestras, apresentação de estudos sobre a África e de trabalhos sobre a sua história. Também foram exibidos vídeos que mostraram alunos de outras universidades celebrando a data.

A Universidade Federal de Viçosa tem 53 estudantes africanos, vindos de sete países. A AEAV foi criada em 2013 com os objetivos de unificar e fortalecer as relações com os países africanos e ajudar os alunos a se adaptarem à universidade.

(Camila Santos, bolsista)