Campus Viçosa gradua estudantes de ciências Agrárias e Exatas e Tecnológicas

30/01/2015

A felicidade dos 350 formandos dos centros de ciências Agrárias (CCA) e Exatas e Tecnológicas (CCE) contagiou a comunidade universitária, familiares e amigos que acompanharam a Sessão Solene de Colação de Grau desta sexta-feira (30). Desde a entrada – embalada por uma música escolhida pelos próprios estudantes –, até a entrega dos diplomas, eles demonstraram satisfação em encerrar mais uma etapa de estudos. Essa foi a segunda turma dos "Formandos de Janeiro, o retorno". Os estudantes dos centros de ciências Biológicas e da Saúde (CCB) e Humanas, Letras e Artes (CCH) colaram grau no dia 23 de janeiro.

Ibrahima Fall veio do Senegal, com 23 anos de idade, para estudar no Brasil, onde aprendeu a língua portuguesa para iniciar a carreira acadêmica. Hoje, aos 33 anos, ele concluiu os estudos em Engenharia Civil, com grande satisfação. Para Ibrahima, a Universidade foi um marco, por ter permitido conhecer pessoas de diferentes lugares e formar, com elas, uma família.

Ao tentar resumir a sensação de se graduar, Leonardo Assis Morais, formando em Física, só conseguiu dizer que já sente saudade. Apesar de estar feliz com a conquista, ele se disse pesaroso em deixar os amigos e em não frequentar mais a reta da UFV, uma das belezas do campus Viçosa. Agora, dará continuidade aos estudos em um curso de mestrado em outra universidade.

Solenidades
Após o juramento conduzido pela estudante do curso de Zootecnia Camila de Paula, os formandos tiveram um momento para lembrar as vivências proporcionadas pela Universidade por meio do discurso do orador Samuel Augusto Lopes Barbosa, de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. Entre as recordações, também foram feitos agradecimentos aos pais e aos professores, que fizeram “brilhantes trabalhos” e os ajudarão nas conquistas profissionais e pessoais; às amizades, uma das “relações mais puras e nobres que o ser humano pode desenvolver”, e à Universidade: “as amizades construídas aqui e tudo que aprendemos, ainda que o tempo desgaste, será impossível apagá-las da nossa própria história. E é isso que a UFV é: uma parte da nossa história”.

Já o paraninfo, o juiz federal Ubirajara Teixeira, alertou os formandos sobre as carências do povo brasileiro e a necessidade deles contribuírem, com suas “mentes estudiosas e criativas, além das mãos operosas e empreendedoras”, para a melhoria da qualidade de vida no país. Citando alguns pensadores, como Goethe e Gandhi, ele aconselhou que os novos profissionais trabalhem muito, sejam destemidos, justos e benevolentes. E, parafraseando Nelson Mandela, finalizou sua mensagem dizendo: “Vocês são os capitães de suas almas. Vocês são os donos de seus destinos. Sejam muito, muito felizes!”. Para agradecer e homenagear o paraninfo, a estudante de Engenharia Ambiental Laisi Bellon Cesconetto entregou uma placa para o juiz federal Ubirajara Teixeira.

A excelência da interação entre os estudantes, professores e técnicos administrativos e as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade foram destacadas no discurso da reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, bem como a importância que essas características terão para o futuro profissional de cada graduado. “Vocês estão preparados e levam o conhecimento e a formação humana que a instituição sempre ofereceu”. Ela ainda desejou que os formandos contribuam para que o país possa dar oportunidades a muitos outros jovens, por meio, por exemplo, da inclusão social dentro das universidades e na área educacional como um todo.

Como ex-alunos, a reitora desejou que a turma de formandos de janeiro de 2015 leve a sério a frase que os define - “De Viçosa não me esqueço jamais, tô formando em Janeiro na melhor das federais” - e não se esqueçam da UFV.

Homenagens da noite
A homenageada geral dos "Formandos de Janeiro, o retorno" foi a assessora especial da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e professora do Departamento de Economia Rural, Viviani Silva Lírio, que recebeu uma placa da estudante do curso de Agronomia Daniella de Souza Almeida. Representando os pais de todos os formandos, Rachel Machado Lobato recebeu sua placa das mãos da filha Érica Machado Lobato Gaya de Figueiredo, de Engenharia Ambiental. Ela veio de Volta Redonda (RJ) e contou que, viúva, educou a filha sozinha. Para ela, foi emocionante ver a filha conquistar algo tão desejado pelas duas. Com os olhos já cheio de lágrimas, afirmou:“é como se eu tivesse acabado um trabalho... Que foi bem feito”.

Os formandos agraciados com a medalha de ouro Presidente Bernardes foram Heider de Castro e Andrade, do curso de Engenharia Civil, e Iara Fontes Demuner, do curso de Engenharia Florestal. Além deles, cinco estudantes do CCA e cinco do CCE receberam medalhas de prata pelo excelente desempenho durante a graduação.

Vale destacar que a cerimônia também foi acompanhada pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais e ex-aluno da UFV, João Cruz Reis Filho. Ele representou o governador Fernando Pimentel.

A programação da formatura continuará neste sábado (31), com o Culto em Ação de Graças – às 10h, na Igreja Presbiteriana – e o Baile de Gala – às 23h, também no Espaço Multiuso.

Nas fotografias, registros da Sessão Solene. Clique no centro delas para melhor visualização.

(Izabel Morais e Guilherme Pimenta, bolsista – Fotos: Daniel Sotto Maior)