Campus Viçosa recebe crianças para 11ª edição da Colônia de Férias

26/01/2015

Começaram, na tarde desta segunda-feira (26), as atividades da 11ª Colônia de Férias da UFV. Mais de 300 crianças, de cinco a 12 anos, dependentes de estudantes, funcionários e aposentados da instituição, estão inscritas. Diferentemente dos anos anteriores, esta edição está acontecendo no Departamento de Educação Física, já que o Recanto das Cigarras está sendo utilizado em comemorações de formatura.

Na programação, que vai até o dia 1º de fevereiro, estão previstas práticas esportivas em diversas modalidades. Também serão realizadas atividades de recreação - como circo, dança e teatro –, além de jogos inspirados no voleibol, handebol, na tradicional queimada e no jogo da velha. As crianças assistirão ainda a palestras sobre saúde.

De acordo com Deyliane Pereira, integrante da equipe da Divisão de Esporte e Lazer da UFV, este ano foram capacitados 45 monitores para atuar no evento. Todos eles são estudantes da UFV, dos cursos de Dança, Educação Física, Educação Infantil, Economia Doméstica e Nutrição. Em comum, eles têm o prazer em lidar com as crianças.

A pedagoga Érica Miranda Maciel inscreveu a filha Giovana, de oito anos. Ela acredita que o lazer é importante para as crianças, principalmente no período de férias, quando algumas delas podem ficar ociosas em casa. Para Érica, a iniciativa é um marco no desenvolvimento físico e social das crianças. Já Giovana só pensava em correr e prometeu fazer muitos amigos durante a Colônia.

Na cerimônia de abertura, a pró-reitora de Assuntos Comunitários, Sylvia do Carmo Castro Franceschini, ressaltou o envolvimento dos novos monitores e de novas áreas do conhecimento, que contribuíram para a ampliação do evento. Ela relatou que a iniciativa não beneficia só as crianças, mas serve como estágio para os estudantes da UFV e futuros profissionais. A assessora especial da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários (PCD), Silvia Eloisa Priore, comentou sobre o uso de alimentos da agricultura familiar no lanche oferecido aos participantes. Por meio dessa ação, segundo ela, a Universidade valoriza o seu entorno e garante a alimentação saudável.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares também esteve presente e acompanhou algumas das atividades da Colônia de Férias, que é promovida pela PCD, por meio da Divisão de Esporte e Lazer.

(Guilherme Pimenta, bolsista – Fotos: Daniel Sotto Maior)