Centros de ciências homenageiam alunos com destaque acadêmico

23/01/2015

Na manhã desta sexta-feira (23), 52 formandos dos centros de ciências Biológicas e da Saúde (CCB) e de Humanas, Letras e Artes (CCH) foram homenageados pela Universidade, em função do bom desempenho durante a graduação. A cerimônia aconteceu no auditório do Departamento de Engenharia Florestal.

Uma das homenageadas foi Priscila Vaz de Melo Ribeiro, formanda em Nutrição. Aluna da rede pública de Viçosa desde o ensino fundamental, ela contou que soube valorizar as oportunidades desde cedo. Na UFV, o envolvimento dos professores com atividades extracurriculares e a oferta de programas de iniciação científica sempre chamaram a sua atenção. “Além da graduação, acho importante fazer parte de outros projetos oferecidos pelo departamento. O gosto pela área e a dedicação são fundamentais para chegar aqui”, afirmou.

A coordenadora do curso de Nutrição, Ana Íris Mendes Coelho, compartilha dessa opinião. Para ela, o mérito do aluno no rendimento acadêmico é refletido nas atividades que desenvolve e no seu comprometimento ao longo de sua aprendizagem. Assim, o diferencial dos alunos que geralmente são reconhecidos pela Universidade está diretamente ligado às contribuições acadêmicas paralelas à sala de aula.

Determinação e foco são aspectos apontados como principais pelos homenageados. Ítala Luzia de Andrade, ao sair da cerimônia acompanhada pelos pais, destacou o envolvimento com o curso de Geografia como o seu fator de sucesso. Em sua opinião, é preciso que o aluno esteja ciente dos objetivos que se propôs a realizar. Já a mãe, Ieda Pereira de Andrade, se sente muito orgulhosa com o desenvolvimento humano e intelectual da filha.

Durante o evento, o aluno do curso de Ciências Sociais, Raul de Oliveira Nunes, representou os formandos homenageados. Ele mencionou as dificuldades vivenciadas por muitos durante o período da graduação. Também chamou a atenção para a discussão da diversidade dentro da UFV. Raul defendeu, ainda, a ideia de que o mérito deve ser visto não só como uma questão quantitativa, mas com base nas peculiaridades de cada indivíduo.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares ressaltou a relação dos alunos com seus familiares. Ela parabenizou não só os formandos, mas seus pais por acompanharem de perto a conquista dos filhos. Em sua avaliação, os estudantes se tornarão profissionais transformadores ao colaborarem para uma sociedade mais justa, humana e ética, valores percebidos durante a passagem pela UFV.

Além da reitora, também compuseram a mesa da cerimônia o pró-reitor de Ensino, Vicente de Paula Lelis; a diretora do CCB, Maria Goreti Almeida de Oliveira; a diretora do CCH, Maria das Graças Floresta, e os professores Rogério Fuscaldi Lelis e Roberto Precci Lopes, representando, respectivamente, o Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas e o Centro de Ciências Agrárias.

Estudantes homenageados

Lucas Braga Scaramussa
Paula Coelho Grosso
Venan Lucas de Oliveira Alencar