Pradime estimula fortalecimento da Educação Básica

23/09/2014

O Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação (Pradime) começou as atividades da segunda turma do seu curso básico na UFV. O evento de abertura aconteceu no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, no sábado (20), e contou com a participação de professores, tutores e secretários municipais de educação e técnicos de Minas Gerais.

Na solenidade, a coordenadora geral do Pradime na UFV e diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Maria das Graças Soares Floresta (à direita na primeira fotografia), afirmou que o Pradime é o mais um importante programa que a UFV desenvolve de formação de profissionais da Educação Básica. Segundo ela, os cursos oferecidos permitem aos alunos - integrantes de equipes administrativas das prefeituras municipais - adquirirem uma formação voltada para a qualidade do ensino e para a implantação de melhores programas e políticas curriculares nas escolas. A coordenadora destacou que todos esses cursistas passam a ser “embaixadores” da UFV e que precisam levar a qualidade da Universidade para as suas ações. Ela agradeceu ao apoio da reitoria e de toda equipe do programa, que é formada professores dos departamentos de Administração, Ciências Sociais, Direito, Educação, História e Letras.

A reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares (à esquerda na primeira foto), declarou que o Pradime é mais uma ação do MEC que permite à Universidade estar mais próxima da sociedade e atender aos anseios de profissionais da educação de vários municípios mineiros. Ele agradeceu à coordenação do programa, aos professores, técnicos administrativos e estudantes envolvidos por permitirem a “capacitação, atualização e intercâmbio de ideias dos cursistas e, com isso, possibilitarem que a educação básica avance cada vez mais”.

A assistente técnica da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e representante da coordenação geral do Pradime, Vanessa Cristini da Silva Matos (segunda fotografia), falou sobre o papel do dirigente municipal de educação e o Pradime. Ela fez uma retrospectiva do Programa, que teve início nos estados do Nordeste, e apontou as principais perspectivas para os próximos anos. Vanessa destacou que “a UFV tem sido uma excelente parceira” e que os cursos oferecidos têm como um dos objetivos permitir que dirigentes nas secretarias de educação possam exercer melhor as suas lideranças.

Além da solenidade de abertura e da palestra, aconteceram encontros pedagógicos com professores e tutores do programa, no Pavilhão de Aulas I (PVA), na parte da tarde. Agora, as atividades continuarão a ser desenvolvidas a distância, por meio da plataforma on-line PVAnet. Entre os cursistas está o secretário de Educação de Inconfidente (sul de MG), João Paulo Bueno. Para ele, “todo educador precisa ir atrás do desconhecido e estar sempre à procura da formação continuada” e o Pradime permite alcançar essas metas. Silvia Helena Moraes, secretária de Educação de Ibiá (MG), a quase 600 quilômetros de Viçosa, também veio em busca de melhorar a qualidade do ensino público de sua cidade. “Quero aprender mais, trocar experiência com os professores e os dirigentes de outros municípios para aplicar nas escolas de Ibiá”, afirmou.

(Sabrina Areias – Fotos: Jansen Cardoso)