Editora UFV realiza lançamento de seis livros

05/09/2014

Alguns dos autores durante o lançamento dos livros

A Editora UFV realizou, nesta quarta-feira (3), a cerimônia de lançamento de seis livros produzidos em seu parque gráfico, no campus Viçosa. As novas obras integram três áreas: Nutrição, Fitotecnia e Floresta. O evento reuniu autoridades acadêmicas, professores, técnicos administrativos, estudantes, autores e seus familiares.

Dentre os títulos, o livro Nutrição do Lactente – Base científica para uma alimentação saudável está em sua quarta edição. A obra de autoria da professora aposentada Marilene Pinheiro Euclydes já foi utilizada como bibliografia para diversos concursos públicos e suporte acadêmico em outras universidades. A publicação é composta por seis capítulos, que foram atualizados para atender às novas tendências da área, e apresenta como diferencial a contribuição de estudantes de pós-graduação da UFV.

Durante a cerimônia, o público também conheceu a série didática Nutrição Socialda professora Sílvia Eloiza Priore, em parceria com Naiara Sperandio, Franciane Rocha de Faria, Dayane de Castro Morais e Luiza Veloso Dutra.

Na área de Fitotecnia, o livro Algodão: do plantio à colheita destaca um dos setores mais fortes da agricultura brasileira. A obra tem como autores Eléusio Curvelo Freire e Aloizio Borem, que também assina Sorgo: do plantio à colheita, em parceria com Leonardo Pimentel e Rafael Parrella.

Já na área de Floresta, o professor Antônio Lelis Pinheiro publicou Fundamentos em Taxonomia Aplicados no Desenvolvimento da Dendrologia Tropical. Segundo o autor, o livro traz uma nova metodologia para estudos sobre a Dendrologia Geral. Outro lançamento foi o Manual de Identificação do Carvão Vegetal, de autoria de Benedito Rocha Vital, Angélica de Cássia Carneiro, Fábio Machado Cruz, Karla Veloso Gonçalves Ribeiro, Nathália Granato Loures e Antônio Pádua Nacif.

De acordo com o pró-reitor de Extensão e Cultura (PEC) e diretor da Editora UFV, professor Clóvis Andrade Neves, as publicações são uma maneira de divulgar o trabalho produzido pela Universidade, fazendo com que ela seja conhecida também por suas obras. O professor trouxe ao público algumas novidades do setor, como a aquisição de uma nova impressora que triplica a capacidade de produção em cores do parque gráfico.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, que participou da mesa de cerimônia, afirmou que os livros são um método real para proporcionar conhecimento para os estudantes, que ultrapassa as quatro pilastras da instituição. Em seu discurso, ela salientou que os alunos são participantes efetivos no processo produtivo de um livro acadêmico, pois são a motivação para que um professor possa escrevê-lo.

Na fotografia abaixo estão, da esquerda para a direita, os professores Silvia Priore, Paulo Geraldo Berger, Benedito Rocha Vital, o vice-reitor Demetrius David da Silva, a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, o pró-reitor Clovis Andrade Neves, o professor Antonio Lelis Pinheiro, a doutoranda Sara Aparecida Vieira e o professor Leonardo Pimentel.

(Guilherme Pimenta - Fotos: Daniel Sotto Maior)