Estudantes de Ciências Econômicas vencem Gincana Mineira

02/09/2014

Os estudantes do oitavo período do curso de Ciências Econômicas da UFV Lucas Souza Silva e Henrique Augusto Campos Fernandez Hott foram os vencedores da 6ª Gincana Mineira de Economia, promovida pelo Conselho Regional de Economia de Minas Gerais nos dias 28 e 29 de agosto, em Belo Horizonte (MG). Os graduandos superaram 11 duplas na competição que testa conhecimentos sobre história do pensamento econômico, economia brasileira e economia internacional por meio de um jogo eletrônico. Além de prêmio em dinheiro, a dupla ganhou a oportunidade de disputar a etapa nacional, que será promovida pelo Conselho Federal de Economia nos dias 4 e 5 de setembro, em Goiânia (GO).

Os estudantes foram convidados pela coordenação do curso de Ciências Econômicas para representar a UFV na Gincana Mineira. A preparação para a competição, de acordo com Henrique, aconteceu por meio de um aplicativo do jogo eletrônico. “Além disso, a Gincana cobra conhecimentos específicos adquiridos ao longo da graduação. Fazendo-a bem feita, boa parte da preparação já está encaminhada”, destacou.

O estudante Lucas, que também atribuiu a vitória aos professores e demais graduandos do curso, disse que a Gincana Mineira proporcionou reconhecimento profissional e a troca de conhecimentos com futuros colegas de profissão. “Sem dúvida, o resultado me impulsiona a estudar com mais seriedade e a querer aproveitar mais as oportunidades que aparecem”. Para Henrique, por meio da competição foi possível perceber a credibilidade que o curso de Ciências Econômicas da UFV possui entre os alunos das demais instituições, além de “ter contato com estudantes de economia de outras instituições e discutir com eles assuntos relacionados ao curso”.

A competição
A 6ª Gincana Mineira de Economia é direcionada para estudantes de Economia de universidades federais, estaduais e particulares de Minas Gerais. Em 2014, das 12 universidades representadas, sete foram federais.

Em segundo lugar, ficaram classificados os estudantes Douglas Oliveira Araújo e Aroldo Rodrigues Soares, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Já as alunas da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas (Facesm) Ana Clara Barbieri e Caroeny Raiany Almeida conquistaram a terceira colocação.

Na fotografia acima, da esq. para a dir., os estudantes Lucas e Henrique. Abaixo, as três duplas melhores colocadas na Gincana Mineira: da esq. para a dir., Lucas e Henrique, Douglas e Aroldo e Ana Clara e Caroeny.

(Izabel Morais)