Pró-reitoria de Assuntos Comunitários realiza terceiro Mutirão de Saúde nos Alojamentos

27/08/2014

Cerca de 40 estudantes moradores dos alojamentos Pós e Posinho foram atendidos por médicos, odontólogos, nutricionistas, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos no terceiro Mutirão de Saúde, que aconteceu nos dias 25 e 26. A iniciativa integra o programa Estratégia de Saúde nos Alojamentos (ESA).

Rogério de Souza Gregório, do quarto período do curso de Matemática, que participou do mutirão por indicação de um colega de quarto, “achou interessante a proposta da UFV de se preocupar com a saúde dos estudantes”. Ele destacou como uma das principais vantagens o atendimento em todas as áreas.

De acordo com a médica da Divisão de Saúde, Carolina de Mendonça Pinto, uma das responsáveis pelos atendimentos, a procura pelo mutirão está sendo positiva e os objetivos de detectar doenças e auxiliar na qualidade de vida têm sido cumpridos. A assessora especial de Saúde da PCD, professora Silvia Eloiza Priore (na última foto), lembrou que já foi possível diagnosticar casos de doenças assintomáticas em estudantes e encaminhá-los para atendimento especializado, incluindo intervenções cirúrgicas.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares acompanhou o mutirão. Ela elogiou a iniciativa e parabenizou os profissionais envolvidos na organização das ações, que têm “uma dimensão enorme na saúde preventiva e possibilita mais qualidade de vida para os estudantes desenvolverem melhor as suas atividades acadêmicas”.

O próximo atendimento acontecerá em setembro somente para mulheres. A reunião com as moradoras interessadas em participar será nesta quinta-feira (28), às 12h30, no Alojamento Feminino.

O programa é uma realização da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e conta com profissionais de suas divisões de Saúde e de Psicossocial e com o apoio da Comissão de Moradores dos Alojamentos (CMA), de professores e estudantes do Departamento de Nutrição e Saúde e do Departamento de Medicina e Enfermagem.

(Sabrina Areias - Fotos: Daniel Sotto Maior)