Apresentações musicais marcam fim de semana de comemoração dos 88 anos da UFV

25/08/2014

A programação do aniversário de 88 anos da UFV trouxe muita música para o campus Viçosa neste final de semana. As apresentações do Coral da UFV, no sábado (23), no Espaço Fernando Sabino, e da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais, no domingo (24), no gramado das Quatro Pilastras, empolgaram o público que, nos dois shows, pediu bis e aplaudiu de pé.

No caso do Coral, uma sessão apenas não foi suficiente para aqueles que queriam conferir o grupo apresentar canções clássicas do pop e rock nacional e internacional. Cerca de mil e cem pessoas lotaram as duas apresentações, que contaram também com músicos de Juiz de Fora. O repertório começou com Rita Lee, passou por Tim Maia e Freddie Mercury e finalizou com o clássico Help, dos Beatles. O maestro Ciro Tabet, mais uma vez, apostou nas apresentações temáticas que, segundo ele, agradam tanto quem ouve, quanto quem canta: “é uma mistura de linguagens, cenas e iluminações, que dão um colorido especial à apresentação”. Ele ressaltou a satisfação do Coral em comemorar junto com a Universidade os 88 anos da instituição, principalmente com grandes plateias. Essa reciprocidade, segundo o maestro, é o que fortalece o trabalho e o envolvimento do Coral com as comunidades acadêmica e viçosense.

O maestro contou que foram cinco meses de ensaio para interpretar as 17 canções que fizeram parte do repertório. Daniel Júlio de Carvalho Siqueira, estudante de Direito e integrante do coral há dois anos e meio, destacou a alegria em participar do aniversário da Universidade, ainda mais levando uma opção cultural para a população.

O público, que interagiu durante toda a apresentação com os músicos, demonstrou satisfação ao fim do espetáculo. Edgar Pereira Coelho, professor do Departamento de Educação, parabenizou a UFV pelo incentivo à música dentro do campus e considerou o espetáculo digno de palcos internacionais: “tocou profundamente a plateia; todos aplaudiram de pé”.

Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais

A diversidade de público foi um dos fatores que chamou a atenção na apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha, que reuniu cerca de quatro mil pessoas no gramado das Quatro Pilastras. O repertório apresentado pela banda foi do erudito ao popular e agradou aos mais diferentes gostos e idades. Tanto foi assim que a estudante Iara Medeiros Viana, do curso de Engenharia de Alimentos, gravou o show para mostrar à mãe, que mora em outra cidade.

A Banda Sinfônica tem mais de 140 anos de história e é composta por dois maestros, 98 executantes e um coro de 20 vozes, formados pela Escola de Música do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo. Ela já tocou em países como Itália, Argentina, Paraguai e Inglaterra, onde se apresentou para a Rainha Elizabeth II, no Palácio Buckingham. Foi também considerada, em 1996, a melhor banda no 5º Festival Internacional de Bandas Militares, realizado em Módena, na Itália. Em sua apresentação em Viçosa, a Banda recebeu muitos elogios do público, que pôde conferir desde um clássico como Think Of Me, da peça O Fantasma da Ópera, até um tributo a Michael Jackson.

O aposentado José Eugídio de Souza contou que faz o possível para estar presente em quase todos os eventos culturais promovidos no campus. Em sua opinião, essa “foi uma das melhores apresentações que a Universidade já ofereceu”. José trouxe toda a família para assistir à Banda Sinfônica, assim como fez a consultora de imagem Marina Wan Der Maas. Ela foi com o marido e o filho Théo, de seis anos, que gostou muito das músicas, pois “lembraram as de desenho animado”.

O comandante Adauto Bunheirão quebrou o protocolo das apresentações e subiu ao palco para agradecer, em nome de todos os integrantes, o carinho transmitido pelo público.  Segundo o tenor-sargento Samuel Alves, “era visível, no semblante das pessoas, a alegria em participar do espetáculo; isso é o que nos faz continuar”.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares lembrou que os eventos de aniversário da UFV têm se consolidado como um momento de comemoração não apenas com a comunidade acadêmica, mas também com Viçosa: “a Universidade sempre foi abraçada pela comunidade viçosense”. Ela ressaltou que a celebração se deve também às conquistas alcançadas pela instituição que, “a cada ano, se coloca em um patamar mais alto de formação e excelência”.

(Monique Bertto, bolsista

Fotos: Daniel Sotto Maior e Marcos Magalhães)