Campus Viçosa inaugura dois espaços voltados para políticas inclusivas

19/08/2014

A UFV inaugurou, nesta segunda-feira (18), duas instalações que buscam incentivar a acessibilidade no campus Viçosa: a Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas e o Laboratório de Informática da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas. As inaugurações foram realizadas no prédio localizado atrás da UFVCredi e contaram com a presença da reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, do vice-reitor Demetrius David da Silva, dos coordenadores das iniciativas, de servidores e estudantes.

A Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas, ligada à Pró-reitoria de Ensino, é coordenada pela professora do Departamento de Educação Física Eveline Torres Pereira. Ela contou que a inauguração da unidade era um sonho que começou a ser traçado ainda na administração do ex-reitor da UFV, Luiz Cláudio Costa. A coordenadora agradeceu a ele, à atual administração e a todos que tiveram “a sua parcela de contribuição para que o espaço se tornasse realidade”.

De acordo com Eveline, o objetivo da unidade é atender a qualquer estudante ou servidor que apresente algum tipo de necessidade, deficiência, transtorno ou doença, que exija cuidados diferenciados e seja comprovada por laudo médico. No caso dos estudantes, por exemplo, as dificuldades enfrentadas devem ser apresentadas para a coordenação do curso para que seja estruturado um plano de estudo adequado ao perfil do aluno, com adaptações metodológicas acompanhadas ao longo do semestre letivo. Além do atendimento, o laboratório também é um espaço para produção de materiais pedagógicos voltados para as necessidades dos estudantes.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares disse que é motivo de “orgulho para UFV contribuir para políticas inclusivas”. Segundo ela, com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), estão sendo recebidos mais estudantes diferenciados e a Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas é uma forma de possibilitar que as atividades acadêmicas desses ingressantes possam ser conduzidas da melhor forma. “A UFV deve se adaptar às necessidades dos estudantes, e a diversidade em uma instituição é um fator que faz toda a diferença”, afirmou.

Para o pró-reitor de Ensino, Vicente de Paula Lelis, com a inauguração da Unidade, a UFV passou a ter um espaço próprio voltado para o desenvolvimento de atividades especiais. Em sua opinião, “era preciso um local de apoio como referência. Os estudantes terão agora um espaço físico para recorrer e receber o atendimento que necessitam”. Ele lembrou que os professores são fundamentais para incentivar os alunos a procurarem os serviços da Unidade Interdisciplinar.

O secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, participou da inauguração via internet e comentou sobre a satisfação de ver um sonho importante ser realizado. Ele comparou a busca de inclusão e acessibilidade dos estudantes, permitida pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com a política inclusiva da UFV, e elogiou a iniciativa da Universidade: “um passo importante”.

Capacitação para inclusão no meio virtual

Além da Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas, foi também inaugurado o Laboratório de Informática da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PGP). Coordenado pela chefe do Serviço de Capacitação da PGP, Martha Oliveira Pacheco, o laboratório vai permitir a capacitação de servidores da UFV em temas ligados à informática básica - como cursos de Linux e BrOffice - e até aos específicos, como finanças e gestão de pessoas.

De acordo com Martha Pacheco, até então, o atendimento aos servidores era feito de forma pulverizada, com o auxílio de outros órgãos da Universidade, devido à falta de um espaço da PGP. Agora, é possível ter “um lugar com mais conforto, maquinário próprio e que dará acessibilidade aos servidores que não tinham contato com o meio virtual”. A previsão é que as capacitações que alcançavam uma média de 200 servidores seja ampliada ainda mais.

O pró-reitor de Gestão de Pessoas, Luiz Abrantes, disse que o laboratório era uma reivindicação antiga e que vai atender demandas relacionadas às áreas de segurança do trabalho, saúde ocupacional e qualidade de vida. Ele agradeceu aos chefes dos centros de ciências por terem cedido laboratórios para capacitação de servidores até o momento, e afirmou que “os cursos de inclusão digital permitem aos servidores estarem inseridos em um ambiente desconhecido, se informarem e se comunicarem melhor”.

A pró-reitora de Administração, Leiza Maria Granzinolli, que foi lembrada por apoiar o desenvolvimento das instalações, apontou que “a UFV tem uma vocação para ações inclusivas” e que as inaugurações “demonstram que a Universidade está institucionalizando políticas de inclusão e acessibilidade”. Para a reitora Nilda Soares, os espaços implantados sinalizam um conjunto de ações relacionadas à qualidade de vida que permitem a UFV “mostrar o zelo e o cuidado” com a sua comunidade acadêmica. “A inclusão é uma realidade que estamos buscando e que qualquer instituição que deseja a excelência deve buscar”, declarou. Abaixo, alguns registros das inaugurações.

(Sabrina Areias - Fotos: Daniel Sotto Maior)