Centros de Ciências homenageiam formandos com melhores desempenhos

08/08/2014

Na manhã desta sexta-feira (8), a Universidade realizou a tradicional homenagem aos formandos que obtiveram os melhores desempenhos durante suas graduações. No total, 38 estudantes receberam certificados de mérito dos diretores dos quatro centros de ciências – Agrárias, Biológicas e da Saúde, Exatas e Tecnológicas e Humanas, Letras e Artes – e coordenadores dos cursos. O momento foi compartilhado com professores e funcionários da instituição e familiares e amigos, que lotaram o auditório do Departamento de Economia Rural.

O esforço constante, desde o início da graduação, foi fundamental para o estudante do curso de Engenharia Elétrica Álvaro Furlani Bastos conquistar a homenagem. De acordo com ele, “não foi fácil conseguir uma boa nota final”. Ao lado, sua mãe, Rita, que veio de Barão de Monte Alto (MG), afirmou com os olhos cheios de lágrimas: “ele soube aproveitar a oportunidade que nós demos”.

Outra mãe que prestigiou o filho nessa manhã foi Maria Auxiliadora. Ela veio de Ponte Nova (MG) e disse que já esperava a homenagem, já que o filho, o formando em Letras Bruno Eduardo Dias, sempre foi muito dedicado aos estudos.  “A sensação é de contentamento, por ele ter realizado um sonho”. Para Bruno, o reconhecimento da Universidade foi muito importante: "é um incentivo para continuarmos nos dedicando cada vez mais”.

Representando a coordenação do curso de Letras, a professora Maria Carmen Aires Gomes acredita que a construção do conhecimento não acontece apenas dentro das salas de aula, mas por meio de todos os outros projetos que os estudantes desenvolvem. “Os três alunos do curso que estão recebendo essa homenagem foram bolsistas de iniciação científica, de projetos de extensão e cultura, do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) ou que realizaram intercâmbio. São alunos que aproveitaram as oportunidades que a Universidade e o Departamento de Letras ofereceram”, destacou. De acordo com ela, Bruno chegou à UFV por meio de transferência da Universidade Federal São João del Rei, foi morador de alojamento e bolsista de diversos projetos. “Ele ficava, praticamente, oito horas por dia no Departamento, estudando na mesa do hall. Está sendo homenageado porque se esforçou”.

Após receberem seus certificados de mérito, os estudantes foram representados pela formanda do curso de Ciências Biológicas Lis Soares Pereira, que também ganhou um certificado de mérito do Conselho Regional de Biologia. Ela agradeceu àqueles que contribuíram com eles durante os anos de graduação e sugeriu que todos refletissem, enquanto profissionais, sobre os compromissos que têm com a sociedade.

A reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares lembrou que a Universidade tem como objetivo capacitar seus alunos para servirem à sociedade e afirmou que aqueles que receberam suas homenagens, nessa sexta-feira, terão uma carreira brilhante e transformarão os lugares por onde passarem. Ela também agradeceu aos pais, que confiaram a educação dos filhos à Universidade.

A homenagem dos Centros de Ciências foi para os formandos que obtiveram conceito igual ou maior a 85 e cada curso homenageou até três estudantes. Também participaram da cerimônia o paraninfo da turma, o secretário executivo do Ministério da Educação e ex-reitor da UFV, Luiz Cláudio Costa; o vice-reitor Demetrius David da Silva; o pró-reitor de Ensino, Vicente de Paula Lelis; o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Rubens Alves de Oliveira; a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Maria Goreti de Almeida Oliveira; o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Antônio Cléber Gonçalves Tibiriçá, e a diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Maria das Graças Soares Floresta.

Nas fotografias abaixo, registros da cerimônia.

- CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Secretariado Executivo
Midhyã Luiz Alves
Nathália Isabela Araújo Lopes