Professor da Engenharia Agrícola conquista Prêmio Funarbe de Reconhecimento em Pesquisa

30/07/2014

O professor do Departamento de Engenharia Agrícola Marcos Heil Costa recebeu, nesta quarta-feira (30), o Prêmio Funarbe de Reconhecimento em Pesquisa. A cerimônia da segunda edição do prêmio aconteceu no auditório da Fundação de Apoio à Universidade Federal de Viçosa (Funarbe), e reuniu pesquisadores e autoridades da UFV e da Funarbe.

O professor Marcos Heil (à dir. na foto) se disse honrado em receber um prêmio completo, que avalia a produção de pesquisas, a possibilidade de captação de recursos; a influência dos pares, por meio de citações; e a socialização da ciência, ao levar em consideração aspectos como a participação em comitês internacionais. Segundo ele, o prêmio estimula o que há de melhor nos pesquisadores por ser multidimensional e incitar a busca pelo alcance de números ideais. Marcos Heil também aproveitou para compartilhar a premiação com todos os seus orientados e afirmou: “ninguém faz pesquisa sozinho, meus alunos são a parte mais importante da equipe”. Ele ainda destacou que sente prazer em cumprir o seu papel nas pesquisas e no ensino, e que não se imagina em outra profissão além de professor universitário.

O vice-reitor da UFV, Demetrius David da Silva, que estava representando a reitora Nilda Soares, parabenizou a iniciativa da Funarbe de reconhecer pesquisadores que prestam serviços importantes para a sociedade. Ele declarou que é motivo de satisfação para a UFV ter pesquisadores renomados no âmbito nacional e internacional como o professor Marcos Heil, que é “altamente comprometido e que representa com excelência todos os professores que prestam serviços para a Universidade”.

Durante a cerimônia, o diretor-presidente da Funarbe, Daniel Marçal de Queiroz (à esq. na foto de cima), apontou que a UFV  tem passado por um processo de renovação com professores ingressando no quadro docente. Em sua avaliação, o prêmio é uma forma de reconhecer o empenho de pesquisadores de renome da Universidade e, ao mesmo tempo, estimular os novos professores a trilharem o mesmo caminho. “Marcos Heil é um pesquisador nato, com um currículo fora do comum. São pouquíssimos que conseguem atingir tanta relevância internacional. Para se ter uma ideia, ele tem 1.788 citações na Base ISI e 1.699 citações na Base scopus”, afirmou. O diretor da Fundação agradeceu ainda a equipe da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação pela parceria no oferecimento de editais de incentivo aos trabalhos dos docentes e estudantes.

Vale lembrar que o pesquisador premiado recebeu, além de R$20 mil, disponíveis em centro de custo, duas placas alusivas ao reconhecimento. Uma delas ficará permanentemente afixada em local de destaque na sede da Fundação Arthur Bernardes, no campus da UFV.

Prêmio
O Prêmio Funarbe de Reconhecimento em Pesquisa tem como objetivo destacar pesquisadores que são referência profissional na captação de recursos e produção científica de alto padrão na UFV. Poderiam concorrer ao prêmio , professores/pesquisadores que atendessem a cinco critérios: ter captado nos últimos 15 anos recursos superiores a R$1 milhão em projetos não institucionais coordenados pelo pesquisador e gerenciados pela Funarbe; possuir pelo menos 60 artigos científicos em base indexadora internacional; ter mais de mil citações de artigos próprios em publicações científicas; ter fator H igual ou superior a 20 em base indexadora internacional e demonstrar inserção internacional por meio de projetos, distinções, comitês, entre outros.

A comissão avaliadora da edição 2013 foi indicada pelo Conselho Técnico de Pesquisa (CTQ) da UFV, constituída pelos professores Elizabeth Pacheco Batista Fontes, que foi a premiada da última edição; Elza Fernandes de Araújo; Cosme Damião Cruz; Jorge Luiz Colodette e Eduardo Seiti Gomide Mizubuti.

(Sabrina Areias - Fotos: Daniel Sotto Maior)