Luve comemora bons resultados nos Jogos Universitários Mineiros

26/07/2014

A Associação Atlética Acadêmica – Luve obteve resultados importantes nos Jogos Universitários Mineiros (JUMs), que movimentaram Viçosa de 15 a 20 de julho. Das categorias disputadas, a Luve consagrou-se campeã no basquete masculino, na natação e no judô. A Associação comemorou ainda o vice-campeonato com as equipes feminina de basquete e masculina de handebol, e o terceiro lugar no atletismo.

Para o chefe da Divisão de Esporte e Lazer (DLZ), Próspero Paoli, a competição teve um nível técnico muito bom, e a experiência de a UFV sediar o evento, após 22 anos, foi bastante positiva. Contudo, reconhece que se essa experiência voltar a acontecer, com certeza, haverá instalações ainda melhores na Universidade, com o término da obra das quadras cobertas no Departamento de Educação Física e da reforma das quadras do alojamento posinho.

O presidente da Luve, Vitor Lana, também considera que a realização do torneio trouxe um saldo positivo para a UFV e a Associação Atlética Acadêmica, com as boas colocações obtidas, e pelo fato de tudo ter ocorrido tranquilamente sem contusões graves com atletas, por exemplo.

Dentre os resultados do JUMs, um dos que chamaram a atenção foi a conquista do hexacampeonato pelo time masculino de vôlei da Faculdade Politécnica de Uberlândia. A boa atuação garantiu ao time a classificação para representar Minas Gerais nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que acontecerão em Aracaju (SE), de 29 de outubro a 9 de novembro.

O estudante de marketing da instituição, Rafael de Souza Leal, que participa dos JUMs desde 2011, comemorou o resultado: “Estou muito feliz por termos ganhado o título mais uma vez. Agora, vamos nos esforçar para também ganhar o título no JUBs”. Rafael elogiou a organização do evento e as equipes participantes dos Jogos. Ele achou Viçosa uma cidade acolhedora e destacou a ausência de brigas durante o campeonato, bem como o entrosamento dos times.

Durante toda a partida de vôlei disputada por Rafael, o menino Vinícius Duque Reis Mazzini, de oito anos, chamou a atenção do atleta. Embora não conhecesse ninguém do time, ele gritava e torcia muito para a equipe da Politécnica de Uberlândia. Em agradecimento, Rafael doou sua medalha para Vinícius.

Vale destacar que as equipes da Luve também conquistaram o terceiro lugar no handebol feminino, o quarto no voleibol e no futsal feminino e o sexto no xadrez. Os Jogos Universitários Mineiros reuniram cerca de 1.200 estudantes de 17 instituições de ensino superior de Minas Gerais, que disputaram oito modalidades: atletismo, basquetebol, futsal, handebol, judô, natação, voleibol e xadrez.

(Thaiss Moreira, bolsista)