Professor da UFV está na lista das mentes científicas mais influentes do mundo

21/07/2014

O professor Adriano é um dos quatro brasileiros citados no ranking

O professor Adriano Nunes Nesi, do Departamento de Biologia Vegetal da UFV, é um dos quatro brasileiros citados no ranking publicado semana passada pela Thomson Reuters. A publicação tem como título The world’s most influential scientific minds. Para fazer a classificação dos cientistas que mais influenciaram o mundo nos últimos 11 anos (2002-2013), a agência usou como critério o número de citações. Assim, foram classificados os cientistas cujos trabalhos publicados são reconhecidos por seus pares como importantes para o avanço da ciência nas suas respectivas áreas. Adriano Nesi, citado na categoria “plantas e ciência animal”, afirma que o reconhecimento é fruto das experiências que teve no exterior.

O professor Adriano formou-se me Agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina, em 1997, fez mestrado em Fruticultura de Clima Temperado pela Universidade Federal de Pelotas, em 2000, e doutorado em Ciências Agrárias – Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa, em 2004. Parte do doutorado e o pós-doutorado foram feitos no Instituto Max-Planck de Fisiologia Molecular de Plantas, em Potsdam-Golm, Alemanha. Lá estabeleceu contatos com pesquisadores de todo o mundo e publicou artigos em revistas de alto fator de impacto, como Plant Physiology, The Plant Cell e Nature. Desde 2010, é professor da UFV.

O pesquisador considera que reconhecimentos como esses serão mais comuns à medida que as universidades brasileiras avançam no processo de internacionalização e no estabelecimento de redes internacionais de pesquisa. Ele foi aluno de doutorado do professor da UFV Marcelo Ehlers Loureiro, que também fez doutoramento na Alemanha, abrindo caminho para o seu doutorado sanduíche. Atualmente, uma estudante de pós-graduação - ex-orientada do professor Adriano - está no mesmo instituto, dando continuidade às pesquisas em fisiologia vegetal sob orientação do pesquisador inglês Alisdair Fernie, considerado um dos mais importantes do mundo na área de metabolismo primário. Outros estudantes do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal e Botânica têm realizado estágios no mesmo instituto nos últimos anos.

Em suas pesquisas, a equipe do professor Adriano investiga como a fotossíntese e a respiração são reguladas e relacionadas com o crescimento e a produtividade das plantas, sobretudo em situações de estresse. O professor explica que as pesquisas abrem caminhos para diversas aplicações deste conhecimento na criação de plantas com maior capacidade de adaptação a extremos climáticos e mais produtivas em condições climáticas adversas do que as plantas atualmente cultivadas sob as mesmas condições.

O ranking das mentes que mais influenciaram o mundo nos últimos anos pode ser consultado no site: http://sciencewatch.com/sites/sw/files/sw-article/media/worlds-most-influential-scientific-minds-2014.pdf

(Léa Medeiros)