Equipe do Projeto Rondon se encontra com reitora antes do início da Operação Guararapes

17/07/2014

Os estudantes da UFV participantes do projeto Rondon foram recebidos pela reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, nesta quarta-feira (16), às vésperas do início da Operação Guararapes. Eles viajam, nesta sexta-feira, para a cidade de Quipapá, em Pernambuco, onde ficarão até 1º de agosto oferecendo oficinas que contemplam temas das áreas de saúde, educação, cultura e direitos humanos.

O grupo atuará em diversos locais, dentre eles escolas, unidades básicas de saúde, praças e quadras do município, além de três zonas rurais de Quipapá. As atividades programadas incluem exibição diária de filmes e organização de uma Feira de Cidadania, onde a população vai poder se informar, por exemplo, sobre direitos dos usuários do SUS, câncer de colo uterino, hipertensão, diabetes, cuidados com alimentos e higiene pessoal, além de participar de oficinas de profissões e música, artesanato e contação de historias.

A professora do Departamento de Medicina e Enfermagem (DEM) e coordenadora do Projeto na UFV, Beatriz Santana Caçador, ressaltou que o objetivo das oficinas é a formação de multiplicadores locais, para que eles sejam os agentes de transformação do lugar onde vivem. Ela espera que as atividades “façam sentido na vida das pessoas e que haja uma troca cultural e humana efetiva entre os professores, os alunos e os munícipes e que todos saiam transformados”.

Durante a visita à reitoria, a professora Nilda Soares desejou boa sorte e bom trabalho à equipe e comentou sobre a importância de a UFV contribuir para o desenvolvimento de um município e o quanto a experiência vai acrescentar na formação e prática profissional dos estudantes. A reitora lembrou que eles atuarão como “verdadeiros embaixadores da Universidade, levando o nome da instituição e o conhecimento adquirido para locais com pouco acesso a oportunidades de aprendizado como essa”.

Além da professora Beatriz Caçador participarão ainda da Operação Guararapes, a professora do DEM - e também coordenadora - Débora Carvalho Ferreira, e oito estudantes de diferentes cursos: Gabriela Sader (Direito), Gisele Nascimento (Enfermagem), Isabela Vicente (Pedagogia), Jardel Fellipe (Economia Doméstica), Joselice Barbosa (Geografia), Ramon Ferreira (Enfermagem), Samuel Oliveira (Medicina) e Vanessa Coutinho (Comunicação Social).

Vale destacar que, durante a permanência em Pernambuco, o grupo divulgará atualizações frequentes sobre as suas atividades na página da Operação Guararapes no facebook.

(Monique Bertto, bolsista)