Treinamento capacita professores para oferecimento de aulas em língua inglesa

15/07/2014

Para incentivar a internacionalização e o intercâmbio na UFV, professores da Universidade começaram a participar de um treinamento didático com o intuito de ministrarem aulas na língua inglesa. A capacitação, que teve início nesta segunda-feira (14), é uma iniciativa coordenada pela Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRI) e acontecerá até o dia 25 deste mês, na Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead).

O treinamento didático está sendo oferecido pela professora Melika Stannard, da University of Queensland, da Austrália, para 20 professores da UFV. Eles representam diversas áreas de cada um dos centros de ciências da Universidade tanto na graduação e pós-graduação, como também do Colégio de Aplicação (Coluni).

O diretor da DRI, Vladimir Oliveira Di Iorio, afirmou que a iniciativa da UFV é pioneira na América do Sul e já está sendo seguida por outras instituições de ensino, como a Universidade de Brasília (UnB). Segundo ele, essa capacitação voltada para professores que já têm proficiência em língua inglesa busca atender a dois objetivos: atrair mais estudantes de instituições estrangeiras para a UFV e preparar os próprios estudantes da instituição para o intercâmbio no exterior.

O treinamento terá 30 horas de atividades, baseadas na metodologia Content and Language Integrated Learning (CLIL). Como conta Vladimir, esse tipo de metodologia consiste no aprendizado da língua estrangeira integrado a algum assunto ou conteúdo, permitindo, assim, a aplicação da língua nas mais diversas disciplinas. Ao final da capacitação, os professores terão que elaborar e apresentar projetos práticos relacionados aos conteúdos das aulas de suas disciplinas. O diretor da DRI também lembrou que parte dos recursos para a realização desse treinamento foi obtida por meio de projeto aprovado no programa 100k Strong in the Americas, patrocinado pelo governo dos Estados Unidos.

A professora de Inglês do Coluni Valdênia Carvalho e Almeida buscou o treinamento por já perceber nele novas possibilidades no ensino. “Como professora, tenho interesse em aprender a abordagem para mudar o ensino de inglês e ajudar os outros professores do Coluni a usarem a língua inglesa para ensinar, por exemplo, Geografia e História”, destacou.

Para a professora do Programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento Simone Guimarães, um dos principais benefícios do treinamento é permitir aos estudantes de programas de pós-graduação terem mais experiência didática com a língua inglesa e estarem mais preparados para participar de pesquisas em instituições estrangeiras nas modalidades sanduíche e cotutela.

A professora Melika Stannard ficou satisfeita em fazer parte desse projeto pioneiro da UFV, que vai ao encontro das exigências atuais de um ensino que capacite os alunos no cenário da globalização. Ela também elogiou a beleza do campus Viçosa e o interesse dos professores pelo treinamento.

A oportunidade de permitir a capacitação dos professores da UFV em língua inglesa foi enfatizada pela reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares como mais um passo importante no processo de internacionalização e que vai beneficiar sobretudo os estudantes. Ela agradeceu ainda a disponibilidade da professora da University of Queensland e o empenho da equipe da DRI.

(Sabrina Areias - Fotos: Daniel Sotto Maior)