Acordo com universidade australiana garante dupla diplomação

17/06/2014

A UFV assinou com a University of Queensland (UQ), da Austrália, um memorando para oferecimento de grau de doutoramento conjunto (joint PHD degree) nos programas de pós-graduação em Zootecnia. Em termos práticos, essa ação significa que, nos diplomas dos alunos brasileiros e australianos matriculados no doutorado conjunto, constará a efetivação do curso realizado em ambas as universidades.

O acordo da dupla diplomação terá duração de cinco anos – com possibilidade de renovação - e começará a funcionar, na prática, a partir da matrícula na UQ da doutoranda em Zootecnia da UFV Aline Camporez Crispim Soares, que viajará para a Austrália em setembro. Sua pesquisa é sobre melhoramento e genética dos animais domésticos.

Para a reitora Nilda Soares o “doutoramento conjunto com uma  universidade de excelência como a de Queensland é um grande passo para o fortalecimento da internacionalização da pós-graduação da UFV”.

Segundo a coordenadora técnica da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRI), professora Simone Guimarães, a parceria com a UQ é uma iniciativa pioneira na área de Zootecnia no Brasil e deverá render treinamento de alta qualidade. Para que o aluno faça jus ao doutorado conjunto, é necessário que ele atenda aos requisitos exigidos pelas duas universidades. Vale destacar que tanto a UFV quanto a UQ não cobrarão matrículas e outras taxas para os doutorandos selecionados.

Simone Guimarães conta que a UFV tem vários acordos de cotutela individuais assinados entre cursos de pós-graduação e universidades estrangeiras. A diferença deste é que ele envolve um programa, no caso o de Zootecnia, como um todo. Essas iniciativas ainda são bastante raras no Brasil, em especial na modalidade joint PHD degree. Por enquanto, a parceria é apenas com a Zootecnia, mas a expectativa é que ela se estenda para outras áreas do conhecimento.

A coordenadora técnica da DRI lembra que a University of Queensland tem um perfil de interesse em pesquisa e ensino bastante similar ao da UFV em várias áreas do conhecimento, e é uma das universidades de melhor classificação em rankings mundiais.

O diretor do Queensland Aliance for Agriculture and Food Inovation/Animal Science, professor Stephen S. Moore, também destacou a importância do acordo, lembrando a similaridade entre Brasil e Austrália pelo fato de ambos estarem localizados nos trópicos. “Muitas das questões enfrentadas pela Austrália, particularmente na agricultura, são semelhantes às dos Brasil”, comentou. O diretor ressalta ainda a classificação da UFV no ranking das melhores do mundo nas ciências florestais e agrárias: “faz sentido que as duas universidades trabalhem juntos em ensino e pesquisa”.

(Adriana Passos)