Eventos

Todos os campi

Campus Viçosa sedia evento internacional de Física sobre redes e sistemas complexos

29/07/2026

O campus UFV-Viçosa está sediando, até sexta-feira (31), no auditório da Biblioteca Central (BBT), a primeira edição do evento bianual brasileiro da Escola Ibero-Americana de Redes e Sistemas Complexos, conhecido como Enredando. O evento é organizado pelo Grupo de Investigação de Sistemas Complexos (GISC), vinculado ao Departamento de Física (DPF) da instituição.

A Escola tem como objetivo promover a formação interdisciplinar e o intercâmbio científico no espaço ibero-americano. Para isso, reúne estudantes, recém-doutores e pesquisadores da América Latina, Espanha e Portugal. Para favorecer à integração regional, todas as atividades e palestras são ministradas exclusivamente em português e espanhol.

A programação do evento conta com minicursos, palestras e mesas-redondas. Os debates abordam temas, como epidemias, sincronização, redes neurais, ecossistemas, flutuações econômicas e dinâmicas sociais. As discussões ocorrem sob a perspectiva da física estatística, da matemática aplicada e da ciência da computação, com foco especial na análise de redes complexas e suas aplicações em sistemas biológicos, sociais e artificiais.

Apresentação de trabalhos dos estudantes participantes

Segundo os coordenadores, os professores Wesley Cota e Silvio Ferreira, o evento atrai mais de 90 estudantes vindos de diversos estados brasileiros e de países, como Chile, Equador e Colômbia. Embora parte dos 23 palestrantes convidados venha da Europa, o domínio do português e do espanhol foi uma condição obrigatória para garantir a acessibilidade dos participantes latino-americanos. A organização também priorizou a diversidade, buscando equilíbrio de gênero e a integração entre pesquisadores jovens e de carreira sênior.

Impacto e internacionalização

De acordo com os organizadores, a qualidade científica do evento e a estrutura do campus surpreenderam positivamente os participantes. Entre os convidados está o professor José Fernando Mendes, da Universidade de Aveiro (Portugal), que é uma das grandes referências mundiais na área e destacou o acolhimento institucional e a beleza do campus Viçosa.

Angélica Sousa da Mata, ex-aluna da UFV e atual professora da Universidade Federal de Lavras, também avalia o impacto científico do evento. “Certamente contribuiu para consolidar ainda mais a internacionalização do Grupo de Investigação de Sistemas Complexos do Departamento de Física da Universidade”, afirmou.

Foto histórica dos participantes do I Enredando realizado no Brasil

O professor Silvio Ferreira ressaltou que a viabilização do encontro no Brasil contou com o apoio fundamental da administração superior da UFV. Para garantir a permanência e a integração dos estudantes, a Universidade disponibilizou alojamentos e acesso às refeições nos Restaurantes Universitários.