Institucional
Todos os campi
27/07/2026
home
A 96ª Semana do Fazendeiro, edição especial em comemoração ao centenário da UFV, que terminou, neste domingo (26), vai ficar marcada na memória de todos aqueles que participaram, visitaram ou estiveram envolvidos na sua organização. Para o reitor da UFV, Demetrius David da Silva, “esta foi a melhor e a maior Semana do Fazendeiro na história centenária da Universidade”. Para se ter uma ideia, em seus nove dias de realização, o evento recebeu a visita de “mais de 130 mil pessoas não só de Viçosa, mas de todo o país. Foi um momento de troca de experiências, em que os visitantes também puderam conhecer parte dos trabalhos que realizamos aqui e que procuramos levar para o desenvolvimento da sociedade”.
O pró-reitor de Extensão e Cultura, José Ambrósio Ferreira Neto, coordenador do evento, concorda com a opinião do reitor e afirma que esta Semana do Fazendeiro foi recorde em todos os sentidos. Além da quantidade de visitantes - 134.648 pessoas -, ele cita o número de inscrições: 1.368 inscritos em 409 (outro recorde) cursos e conversas com especialistas. Somados aos workshops e eventos técnicos realizados, este número chegou a mais de 1.500 inscritos.

Curso sobre a cultura do feijão
Outro destaque foi o número de expositores. Foram 187, que trouxeram ao campus Viçosa de carros e máquinas agrícolas a plantas, alimentação e artesanatos, dentre outros: “Todos os espaços do campus foram ocupados pelos nossos parceiros, que vieram compartilhar seus negócios e suas experiências conosco”, completa o pró-reitor.
A edição deste ano se diferenciou ainda das anteriores, segundo Ambrósio, principalmente quanto à variedade de atrações oferecidas ao público, como o Espaço da Veterinária, a tenda da Fundação Ezequiel Dias, o Circuito da Sustentabilidade, além de novos arranjos no Circuito da Agronomia e no Circuito Florestal.
Os números desta edição da Semana do Fazendeiro mostram porque é considerada o maior evento de extensão universitária do país: foram 24.343 metros quadrados de estrutura e contou com o trabalho e o empenho de 1.398 colaboradores, dentre técnicos, servidores, terceirizados, estudantes e parceiros externos. Especificando um pouco mais a participação nos eventos, foram 1.227 na Semana da Mulher Rural, de 59 municípios da Zona da Mata; 176 participantes na Semana da Juventude Rural, e cerca de 600 na Troca de Saberes.
Os dados relacionados ao Programa Lixo Zero revelam um volume maior de resíduos, mas reduzida geração de isopores. Os resultados do programa Carbono Zero serão divulgados em breve, pois dependem de cálculos e avaliações posteriores ao evento.
De acordo com o reitor Demetrius, a 96ª Semana do Fazendeiro não teria o brilho e resultados que apresentou se não fosse o engajamento dos professores, técnicos, estudantes, terceirizados e colaboradores que participaram de sua organização. O pró-reitor reforça que “este é o legado da Universidade: o engajamento de sua comunidade universitária”.
Sobre a marca que esta edição do evento deixará na história da UFV, o pró-reitor afirmou: “Tivemos, nesses nove dias, uma vez e meia a população total de Viçosa no nosso campus. A nova foto da Semana em frente ao Bernardão, além de muito bonita, mostra claramente como a Semana se transformou ao longo do tempo, se tornando mais inclusiva e diversa”.

Nas imagens acima, estão os registros de uma das primeiras edições da Semana do Fazendeiro, ainda na década de 1930, e a de 2026.
Todas as imagens da 96ª Semana do Fazendeiro podem ser conferidas no álbum do Flickr e no Instagram da UFV.
Institucional
Obra sobre pigmentos naturais rende ao professor Paulo Cesar Stringheta o Prêmio Jabuti Acadêmico
14/08/2026
Institucional
Comissão de comemoração do centenário promove UFV em Três Tempos - Futuro: Horizontes e Estratégias
14/08/2026
Cultura
Neste sábado e domingo tem UFV Fest 100 na praça das Quatro Pilastras
13/08/2026
Institucional
UFV implanta novo sistema para registro de estágios internos nos três campi
13/08/2026
Obra sobre pigmentos naturais rende ao professor Paulo Cesar Stringheta o Prêmio Jabuti Acadêmico
14/08/2026
Comissão de comemoração do centenário promove UFV em Três Tempos - Futuro: Horizontes e Estratégias
14/08/2026
Departamento de Engenharia Elétrica abre oficialmente seu programa de pós-graduação e celebra 25 anos
13/08/2026
UFV implanta novo sistema para registro de estágios internos nos três campi
13/08/2026
CAp-Coluni conquista 2º lugar entre escolas públicas de MG no Ideb
13/08/2026