Institucional
Todos os campi
08/07/2026
Serão disponibilizados sete tourinhos
A Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão (Uepe) Bovinos de Corte, vinculada ao Departamento de Zootecnia da UFV, está disponibilizando tourinhos comerciais com avaliação genética para venda externa, o que se dará por meio de uma seleção pública para cadastramento de compradores, cuja convocação foi divulgada, nesta quarta-feira (8), pela Fundação Arthur Bernardes (Funarbe). Podem se cadastrar pessoas físicas e jurídicas. A abertura dos envelopes será no próximo dia 17, às 14h, na sede da Funarbe.
Os tourinhos, segundo a coordenadora da Uepe, professora Cláudia Sampaio, são resultado de acasalamentos dirigidos, realizados durante a estação reprodutiva da Unidade, integrando planejamento genético, manejo e pesquisas em nutrição de vacas de corte. A professora explica que esse trabalho busca produzir animais funcionais, adaptados às condições de produção e com informações técnicas para tomadas de decisão.
Os tourinhos ofertados têm informações de Diferença Esperada na Progênie (DEP) e índices genéticos que contribuem para maior segurança na escolha dos reprodutores. Além da avaliação genética, todos os animais contam com laudo completo de exame andrológico, conferindo maior segurança quanto à aptidão reprodutiva deles.
Vale destacar que na Uepe Bovinos de Corte são conduzidos projetos de pesquisa em diversas áreas da produção. Nos últimos quatro anos, em colaboração com os professores da área de melhoramento genético Delvan Alves e Renata Veroneze, também tem sido realizada a avaliação genética do rebanho da UFV. Esse avanço é conduzido em parceria com o Programa de Melhoramento Genético Embrapa Geneplus, permitindo a identificação de animais com desempenho superior para características produtivas, reprodutivas e de qualidade genética.
De acordo com a coordenadora da Uepe, “os tourinhos comerciais da Unidade Bovinos de Corte representam a integração entre ensino, pesquisa e extensão, levando ao campo e à sociedade animais avaliados, com origem conhecida, aptidão reprodutiva comprovada e produzidos dentro de um sistema técnico da UFV”.
Todas os detalhes sobre a seleção pública estão no instrumento convocatório disponível no link funarbe.org.br/vendas, onde também estão imagens dos tourinhos com suas respectivas especificações. As visitas aos animais poderão ser realizadas até 15 de julho, das 14h às 17h, na Uepe Bovinos de Corte, no campus da UFV.
Solicitações de informações sobre o edital devem ser enviadas para o e-mail valeria.silva@funarbe.org.br.
Institucional
Obra sobre pigmentos naturais rende ao professor Paulo Cesar Stringheta o Prêmio Jabuti Acadêmico
14/08/2026
Institucional
Comissão de comemoração do centenário promove UFV em Três Tempos - Futuro: Horizontes e Estratégias
14/08/2026
Cultura
Neste sábado e domingo tem UFV Fest 100 na praça das Quatro Pilastras
13/08/2026
Institucional
UFV implanta novo sistema para registro de estágios internos nos três campi
13/08/2026
Obra sobre pigmentos naturais rende ao professor Paulo Cesar Stringheta o Prêmio Jabuti Acadêmico
14/08/2026
Comissão de comemoração do centenário promove UFV em Três Tempos - Futuro: Horizontes e Estratégias
14/08/2026
Departamento de Engenharia Elétrica abre oficialmente seu programa de pós-graduação e celebra 25 anos
13/08/2026
UFV implanta novo sistema para registro de estágios internos nos três campi
13/08/2026
CAp-Coluni conquista 2º lugar entre escolas públicas de MG no Ideb
13/08/2026