Institucional
Campus Florestal
17/12/2025
A UFV assinou, por meio do Departamento de Economia, um Acordo de Cooperação Técnica com a Agência Reguladora Intermunicipal de Serviços de Saneamento de Minas Gerais (Aris-MG), na tarde desta quarta-feira (17). O convênio tem como objetivos o desenvolvimento de atividades de pesquisa e capacitação, bem como o oferecimento de oportunidades de formação prática e treinamento para estudantes do curso de Economia.
Sediada em Viçosa, a Aris-MG atua junto a 55 municípios das regiões da Zona da Mata e do Leste de Minas Gerais, estabelecendo padrões e normas para a adequada prestação dos serviços de saneamento básico. A Agência atua, ainda, na regulação e fiscalização de atividades, como esgotamento sanitário, abastecimento de água, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e drenagem pluvial.

A assinatura ocorreu na reitoria da UFV e contou com a presença do reitor Demetrius David da Silva; da vice-reitora Rejane Nascentes; do professor do Departamento de Economia, Jader Fernandes Cirino; do prefeito de Cajuri, Lucas Cardoso; do diretor administrativo da Agência, Murilo Pizato, além de outros servidores da instituição. A gestão do convênio ficará a cargo da chefe do Departamento de Economia, professora Giovana Rossi.
Durante a cerimônia, o reitor destacou a disposição da Universidade em firmar parcerias com agências, consórcios e cooperativas, de modo a contribuir de forma mais efetiva para a profissionalização dos serviços públicos oferecidos na região e ampliar as possibilidades de formação prática dos estudantes. “Estamos sempre abertos a receber demandas dos municípios e a ampliar convênios já existentes, de forma a aperfeiçoar nossas atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação”, afirmou.
O convênio já formaliza a oferta de estágios para estudantes da UFV e, segundo o professor Jader Cirino, também possibilita a elaboração conjunta de pesquisas de interesse da Aris, contribuindo para a formação na área de regulação, considerada uma demanda crescente de especialização no mercado de trabalho.
As fotografias deste evento estão disponíveis no Flickr.
Institucional
Divulgado edital do Bolsa Permanência para 2026
27/12/2025
Institucional
UFV é filiada à Aliança de Universidades Europeias EUNICE
27/12/2025
Institucional
MEC publica edital do Sisu 2026. UFV participa com 3.360 vagas em 69 cursos de graduação
23/12/2025
Serviços
PGP divulga cronograma da folha de pagamento de janeiro
23/12/2025
Divulgado edital do Bolsa Permanência para 2026
27/12/2025
UFV é filiada à Aliança de Universidades Europeias EUNICE
27/12/2025
MEC publica edital do Sisu 2026. UFV participa com 3.360 vagas em 69 cursos de graduação
23/12/2025
Reconhecimento da Sociedade de Genética do Reino Unido e registro no INPI marcam primeiro ano do pacote gencomp
22/12/2025
Andifes divulga nota sobre cortes no orçamento das universidades federais
23/12/2025