Institucional

Todos os campi

Professores lançam livro pioneiro sobre cooperativismo no garimpo de ouro na Amazônia

11/12/2025

Os professores Alan Ferreira de Freitas (na foto ao lado), do Departamento de Administração e Contabilidade, e Alair Ferreira de Freitas, do Departamento de Educação da UFV, lançaram no último dia 10, em Macapá (AP), o livro Cooperativismo no Garimpo de Ouro no Brasil. O lançamento ocorreu durante o Encontro Nacional da Rede de Arranjos Produtivos Locais (APL) de Base Mineral, realizado entre 8 e 11 de dezembro, em Macapá. O evento, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério de Minas e Energia (MME), reuniu autoridades, pesquisadores e representantes de instituições envolvidas com a mineração em pequena escala no país.

A obra é resultado de um projeto de pesquisa financiado pelo Edital CNPq/Sescoop de 2022, que investigou a dinâmica de expansão e os impactos do cooperativismo no garimpo de ouro na Amazônia Legal. O livro foi editorado e publicado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e apresenta uma análise inédita sobre um tema ainda pouco explorado tanto no meio acadêmico quanto no debate público.

Segundo o professor Alan, a obra inaugura um debate necessário: “esse é o primeiro livro brasileiro que trata especificamente do cooperativismo no garimpo. O tema ainda é muito marginal nas discussões acadêmicas e, por isso, ele abre o debate e não o encerra. Traz peculiaridades e articula os principais elementos que ajudam a compreender os papéis e os desafios das cooperativas nesse contexto”.

A versão impressa do livro será distribuída gratuitamente para todo o Brasil pela OCB. A obra também estará disponível on-line no site da instituição, tornando-se uma referência para pesquisadores, gestores públicos e formuladores de políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável e à organização da mineração artesanal e de pequena escala.