Premiação
Campus Florestal
12/11/2025
A Equipe Raízes, formada por jovens da UFV-Florestal, conquistou, pela segunda vez consecutiva, o terceiro lugar na 3ª Maratona Faemg Jovem. A premiação aconteceu durante o 4º Encontro dos Jovens do Café, realizado na última quinta-feira (6), na Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte.

O prêmio foi recebido pelo projeto que tem como temática Conexão Campo – Cidade e o intuito de promover a interação de crianças com o campo, por meio de palestras e materiais desenvolvidos especialmente para a comunicação com esse público. A iniciativa é uma das atividades extensionistas que a equipe, vinculada ao Sindicato Rural de Pará de Minas, vem promovendo junto aos produtores da região.
A premiação foi acompanhada pelo diretor-geral, Antônio Cezar Pereira Calil, e pelo diretor de Extensão e Cultura (DXT) da UFV-Florestal, Herbert Fernando Martins de Oliveira, que demonstraram satisfação com o resultado alcançado e com a parceria do Sindicato Rural de Pará de Minas. Herbert ainda destacou o fato de os estudantes colocarem em prática a teoria aprendida e conseguirem mais uma vez o pódio na competição que contou com a participação de mais de 50 equipes. Para o presidente do Sindicato Rural de Pará de Minas, Eugênio Mendes Diniz, a Equipe Raízes tem representado muito bem a juventude do Agronegócio. Ainda segundo ele, o trabalho em prol dos produtores associados e o apoio em eventos do sindicato em Florestal e nos municípios de extensão de base reforçam os laços com a Universidade.
A equipe premiada é interdisciplinar, formada pelos estudantes Israel Ribeiro Cezario Schutzmann (Administração), Michael Bergsten Eliphelete Rodrigues Barbosa (Agronomia), Amelie Maia Goulart Silva (Agronomia), Caio Silva Mascarenhas (Agronomia), Cauã Dal-Bianco Lage (Administração), Laisa Aparecida Santos (Agronomia), Laiza Kelly de Oliveira (Administração), Laura Ferreira dos Santos (Agronomia), Lívia Maria Amaral Arruda (Agronomia), Lucas Amorim Vieira (Agronomia) e Rafael Victor Carvalho Assis (Agronomia), sob a orientação do professor Adilson de Castro Antônio.
Eles receberam como prêmio de terceiro lugar mochilas personalizadas, kits tecnológicos, medalhas e um cheque de 3 mil reais, além de um troféu para a equipe. Todos os prêmios foram oferecidos pelo Sistema Faemg/Senar e patrocinadores.

Além da equipe, a integrante Laiza Kelly de Oliveira (foto), estudante do curso de Administração da UFV-Florestal, foi premiada por ser a jovem que mais realizou cursos pelo Senar Play, plataforma on-line que oferece capacitações. Laiza foi presenteada com um kit tecnológico, oferecido pelo Sistema Faemg-Senar.
O líder desta edição da Equipe Raízes, Israel Schutzmann, foi ainda um dos autores do livro Os jovens, as Gerais e o Agro, uma construção coletiva, lançada durante a premiação pela Editora Ler o Agro, que conta a trajetória de lideranças jovens ligadas ao Agronegócio de Minas Gerais.
A Maratona Faemg Jovem envolve jovens mineiros em desafios para promover inovação e fortalecimento do Agro. Em 2025, as equipes vencedoras receberam prêmios, acesso a missões técnicas e mentorias especializadas em liderança. Além disso, houve aumento no número de inscritos, totalizando 504 jovens distribuídos em 54 equipes. Conforme a gerente da Mulher, Jovem e Inovação da Faemg/Senar, Silvana Novais, a Maratona é um movimento de jovens do Sistema Faemg/Senar que cresce a cada ano.
Fonte: Fernanda Pessoa
Divulgação Institucional/UFV-Florestal
Institucional
CCE divulga resultado de votação para Conselho Departamental
09/10/2026
Institucional
HUMAN-Lab/UFV busca voluntários para pesquisa com treinamento inercial (Flywheel)
09/10/2026
Institucional
Rede Retalho do CRP recebe indicações para Prêmio Dandara dos Palmares em reconhecimento a trajetórias negras
09/10/2026
Institucional
Coordenado pela UFV, INCT Montanhas agora faz parte da aliança Mountain Partnership da FAO
08/10/2026
Pesquisa inovadora sobre macaúba recebe menção honrosa no Prêmio Capes Tese 2026
16/09/2026
Grupo Meios - Comunicação, Relação Raciais e Gênero recebe Prêmio Luiz Beltrão 2026
15/09/2026
Estudantes participam de primeiro Hackathon da Bayer realizado fora dos Estados Unidos
07/07/2026
Ex-aluno da UFV é selecionado para programa Borlaug Scholars
18/06/2026
UFV se destaca em competição de julgamento simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos
28/05/2026