Institucional

Todos os campi

UFV aprova projeto em edital do Ministério da Saúde voltado à diversidade e permanência estudantil

03/11/2025

.

Um projeto da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários (PCD) da UFV foi aprovado em edital do Ministério da Saúde que integra o Programa Nacional de Apoio à Permanência, Diversidade e Visibilidade para Discentes na Área da Saúde – AfirmaSUS. O resultado foi divulgado no último dia 29.

Segundo a professora Marisa Dibbern Lopes Correia, da Diretoria de Saúde da PCD, as ações serão voltadas à educação para a diversidade, ao enfrentamento das iniquidades e à inovação em comunicação em saúde para populações socialmente vulnerabilizadas no Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto prevê articulação direta com movimentos sociais e populares de Viçosa, reconhecendo o papel dessas organizações na promoção da equidade e da diversidade, além de valorizar saberes tradicionais presentes nos territórios.“A iniciativa buscará construir parcerias com coletivos ligados à população negra, quilombola, indígena, LGBTQIAPN+, de mulheres, de juventudes periféricas, de agricultores familiares e de comunidades tradicionais”, explica a professora. As ações serão realizadas por meio de oficinas, rodas de diálogo, vivências territoriais e produção de materiais educativos.

De acordo com o pró-reitor de Assuntos Comunitários, Bruno Henriques, um dos objetivos do projeto é desenvolver estratégias de educação interseccional e intercultural que fortaleçam a formação de alunos da área da saúde e contribuam para reduzir a evasão de estudantes de todos os cursos em situação de vulnerabilidade. A proposta também busca aprofundar a integração entre ensino, serviço e comunidade no âmbito do SUS. A iniciativa pretende ainda contribuir para reduzir a evasão estudantil, fortalecer uma formação crítica e antirracista em saúde e ampliar políticas institucionais de inclusão e equidade.

Com a aprovação, a UFV lançará um edital para selecionar professores (tutor e cotutor) e estudantes bolsistas que atuarão nas atividades do projeto. As atividades estão previstas para começar ainda em 2025.