Eventos
Campus Viçosa
03/11/2025
O Cineclube Carcará exibirá gratuitamente, nesta quinta-feira (6), às 18h30, o documentário Carta de Linhares: a tortura revelada. Após a exibição, haverá um debate com o jornalista Marcelo Passos, roteirista e diretor do filme, que aborda o primeiro documento público de denúncia internacional da prática de tortura pelo regime militar no Brasil. A exibição tem a parceria do Departamento de Comunicação Social da UFV e do Centro Acadêmico Rodolfo Walsh. Haverá emissão de certificado.
O manuscrito de 28 páginas foi elaborado, em dezembro de 1969, dentro da Penitenciária de Linhares, em Juiz de Fora (MG). Assinado por 12 signatários, presos políticos do grupo guerrilheiro Colina (Comando de Libertação Nacional), o documento expôs a brutalidade da ditadura e os crimes cometidos contra a oposição ao regime. Ninguém sabe ao certo como essa carta saiu da Penitenciária, mas, ao ser traduzida e alcançar o exterior, ganhou grande repercussão.
Ao longo de anos, o diretor Marcelo Passos e o produtor Wilton Vale pesquisaram sobre o tema e resgataram a história com a produção, em 2024, do documentário de 41 minutos, que traz os detalhes da Carta de Linhares, além de depoimentos de seus signatários, entre outros protagonistas. O filme faz um resgate inédito de uma passagem dramática da história recente do Brasil e promove o reconhecimento de um dos documentos históricos mais importantes produzidos pela resistência democrática à ditadura militar.
Carta de Linhares: a tortura revelada foi premiado com o 2º lugar, na categoria Documentário, do 41º Prêmio Nacional Direitos Humanos de Jornalismo, promovido pela OAB-RS e Movimento de Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul. Também foi selecionado para a 5ª Mostra do Filme Marginal do Rio de Janeiro.
O diretor Marcelo Passos é jornalista formado pela PUC-MG, tendo atuado como repórter nas TVs Globo e Manchete. Há mais de 30 anos é um dos sócios da M3 Vídeo, sediada em Belo Horizonte, que assina a produção de vídeos institucionais e documentais. O mais recente trabalho foram os registros para a produção de um documentário sobre o tradicional Festival de História de Diamantina (MG).
Vale lembrar que o Cineclube Carcará fica localizado no subsolo do Centro de Vivência.
Premiação
Equipe Garras Cheerleading da UFV vence competições internacionais
03/11/2025
Falecimento
Erik Maikon de Morais Santos (2004-2025)
04/11/2025
Institucional
Divulgado resultado final do Programa Funarbex / UFV 2025
05/11/2025
Institucional
Pesquisadores documentam, pela primeira vez, imagens de marsupial frugívoro se alimentando de restos de animais
04/11/2025