Institucional
Campus Viçosa
30/10/2025
A reunião aconteceu no Salão Nobre da Universidade
Prefeitos e representantes do poder público das cidades mineiras de Capim Branco, Cordisburgo e Jequitibá estiveram na UFV, nesta quinta-feira (30), para conhecer os resultados de um diagnóstico situacional realizado pela instituição nos três municípios. A iniciativa tem como objetivo aprimorar as ações de gestão pública local e integra o projeto Desenvolvimento de ações conjuntas entre a universidade e os municípios para diagnosticar, analisar e definir métodos colaborativos de gestão de dados que apoiem a avaliação do IEGM e a formulação de políticas públicas.
Desde maio, por meio de acordos de parceria firmados entre a Universidade e as prefeituras, uma equipe interdisciplinar da UFV, coordenada pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PEC), vem realizando um levantamento detalhado de informações sobre a administração pública municipal das três cidades. O propósito é identificar oportunidades de melhoria, especialmente em aspectos relacionados ao Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM).
O IEGM é um indicador criado pelos Tribunais de Contas dos Estados (TCEs) que avalia como os municípios aplicam recursos públicos e entregam resultados à população. O índice mede a eficiência, a eficácia e a efetividade da gestão em áreas como educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, proteção dos cidadãos e governança em tecnologia da informação. A pontuação varia de A (muito efetiva) a C (baixo nível de efetividade), refletindo o quanto o município consegue transformar recursos em benefícios concretos para os cidadãos.
O índice é semelhante ao iESGo, aplicado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para órgãos do governo federal. O desempenho de destaque da UFV neste indicador - sendo atualmente a segunda colocada entre todas as instituições do país - foi um dos fatores que motivaram os municípios a buscar a parceria com a Universidade, visando replicar nas cidades o modelo de sucesso adotado na instituição.
De acordo com Fabrício Tadeu da Silva, diretor de Governança Institucional da UFV e responsável pela condução do levantamento, o trabalho teve início em junho, quando o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) aplicou o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) nos municípios mineiros.
“A equipe da Universidade acompanhou o preenchimento dos dados referentes a 2024, realizado pelas equipes municipais, com os objetivos de orientar o processo de resposta ao questionário, analisar os pontos fortes e identificar oportunidades de aprimoramento na gestão pública local”, explicou o diretor.
O diagnóstico foi apresentado aos representantes municipais no Salão Nobre da UFV. O documento fornece informações detalhadas sobre a situação de cada município em relação aos dados solicitados pelo TCE-MG, além de oferecer uma análise aprofundada que busca orientar a gestão de políticas públicas em curto, médio e longo prazos. O estudo também servirá como referência para o preenchimento do questionário nos próximos anos.
Durante o encontro, os pró-reitores de Extensão e Cultura, José Ambrósio Ferreira Neto, e de Planejamento e Orçamento, Evandro Rodrigues de Faria, destacaram a importância das parcerias institucionais. “Estabelecer colaborações fora das quatro pilastras da UFV, especialmente aquelas que impactam diretamente na melhoria da qualidade de vida do cidadão, é sempre motivo de grande satisfação para a Universidade”, afirmaram. Eles ressaltaram ainda que a cooperação da UFV com os municípios pode se ampliar para outras áreas do conhecimento e que a instituição está de portas abertas para novos projetos de colaboração.

Participaram da reunião os prefeitos Elvis Presley Moreira Gonçalves, de Capim Branco, e Luiz Carlos Pinheiro, de Jequitibá; o procurador Gabriel Viana, representando o prefeito de Cordisburgo; além de secretários e outros representantes municipais.
Os gestores agradeceram a parceria com a Universidade e destacaram os benefícios que esse tipo de planejamento traz para a administração pública. O prefeito Elvis ressaltou que o poder público municipal costuma concentrar esforços em resolver as demandas cotidianas, deixando em segundo plano o planejamento estratégico. “O diagnóstico elaborado pela Universidade permitirá observar o trabalho que vem sendo realizado de forma mais estratégica, com foco não apenas em investimentos, mas também em organização, elaboração de planos e definição de metas”, afirmou.
Premiação
Equipe Garras Cheerleading da UFV vence competições internacionais
03/11/2025
Falecimento
Erik Maikon de Morais Santos (2004-2025)
04/11/2025
Institucional
Divulgado resultado final do Programa Funarbex / UFV 2025
05/11/2025
Institucional
Pesquisadores documentam, pela primeira vez, imagens de marsupial frugívoro se alimentando de restos de animais
04/11/2025
Divulgado resultado final do Programa Funarbex / UFV 2025
05/11/2025
Pesquisadores documentam, pela primeira vez, imagens de marsupial frugívoro se alimentando de restos de animais
04/11/2025
CNPq abre consulta pública para que sociedade opine sobre Plano de Dados Abertos de 2025 a 2027
05/11/2025
UFV aprova projeto em edital do Ministério da Saúde voltado à diversidade e permanência estudantil
03/11/2025
PRE divulga selecionados em edital de Projetos de Pesquisa em Ensino
04/11/2025