Institucional

Todos os campi

Doutoranda em Bioquímica e Biotecnologia inicia atividades no primeiro acordo de cotutela assinado com Universidade de Turim

26/09/2025

Na UFV, Carolina será orientada pelo professor Tiago

O Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Biotecnologia (PPG-BQB) assinou, em agosto, o primeiro acordo de cotutela e dupla titulação em parceria com a Universidade de Turim (Itália). O documento estabelece cooperação acadêmica para a formação da doutoranda Carolina Balera Trombini, que já iniciará, no próximo mês, suas atividades na universidade italiana.

No âmbito do acordo, a doutoranda realizará pesquisas no Departamento de Ciência e Tecnologia de Medicamentos daquela universidade, com foco no desenvolvimento de formulações baseadas em nanotecnologia para liberação controlada e aumento da estabilidade de peptídeos bioativos. O acordo prevê que Carolina realize períodos alternados de pesquisa no Brasil e na Itália, com defesa única da tese, reconhecida pelas duas universidades.

O projeto da doutoranda está vinculado a um acordo de parceria entre a UFV, o Biopark Educação, do qual ela é colaboradora, e a indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi, fortalecendo a interação universidade-empresa e a inserção de estudantes em projetos de pesquisa e inovação com o setor produtivo. O projeto será orientado conjuntamente pelos professores Tiago Antônio de Oliveira Mendes (UFV) e Roberta Cavalli (Universidade de Turim). Ao final do doutorado, após aprovação por banca composta por representantes brasileiros e italianos, Carolina conquistará, simultaneamente, os títulos de doutora em Bioquímica e Biotecnologia (UFV) e em Ciências Farmacêuticas e Biomoleculares (Universidade de Turim).

De acordo com o professor Tiago, este é um passo histórico para a internacionalização do PPG-BQB e reforça o compromisso da UFV em ampliar a mobilidade acadêmica e científica de seus discentes, com histórico de dupla titulação em outros programas de pós-graduação. “A iniciativa representa um avanço estratégico na cooperação internacional e cria oportunidades de desenvolvimento de inovação de impacto global, aliado à formação diferenciada para os estudantes”. Já a coordenação do PPG-BQB destaca que o modelo de cotutela amplia a visibilidade internacional do programa e fortalece sua inserção no cenário científico global.

A construção da proposta de dupla titulação contou com apoio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e da Diretoria de Relações Internacionais.