Institucional

Campus Viçosa

Pesquisadores da UFV publicam capítulo de livro sobre produção e aplicação do metanol

24/09/2025

Os pesquisadores da UFV Márcio José da Silva, professor no Departamento de Química, e Rafael Luíz Temoteo, doutorando no Programa de Pós-graduação em Agroquímica, assinam um dos capítulos do livro Comprehensive Methanol Science - Production, Applications, and Emerging Technologies, publicado pela editora holandesa Elsevier. A obra aborda diferentes aspectos da indústria do metanol, componente de vários produtos químicos e promissora fonte de energia. Em quatro volumes estão informações que vão da produção à aplicação do metanol, considerando avaliações econômicas e oportunidades e desafios ambientais.

O capítulo Natural Gas, Coal, Carbon Dioxide, and Biomass as Methanol Feedstocks (Gás Natural, Carvão, Dióxido de Carbono e Biomassa como Matérias-primas de Metanol, em tradução livre), trata de avanços na produção de metanol, incluindo alternativas para minimizar problemas de emissões de gases poluentes. Um destaque é o uso de derivados de biomassa. “Atualmente, o metanol tem sido produzido pela gaseificação do carvão, que gera gás de síntese, uma mistura de hidrogênio (H2) e monóxido de carbono (CO), que, sob altas temperaturas e pressões, na presença de catalisadores metálicos, leva ao metanol. O capítulo descreve uma rota que usa matérias-primas, como resíduos de biomassa e gás carbônico (CO2), um conhecido vilão do efeito estufa”, Márcio José explica. De acordo com o professor, também “são descritos processos verdes para a geração de hidrogênio a partir da biomassa, o qual pode ser usado na hidrogenação do gás carbônico, gerando metanol”.

A contribuição dos pesquisadores da Universidade está no volume nº 2 — Methanol Production from Fossil Fuels and Renewable Resources — e pode ser acessada pelo site da Elsevier.

Na UFV, Márcio José coordena o Laboratório de Catálise Homogênea e Heterogênea, cuja equipe atua no desenvolvimento de processos de valorização de derivados de biomassa, assim como na produção de biocombustíveis. Segundo o professor, essa atuação está em sintonia com as demandas da atualidade e ressaltam a significativa contribuição da Universidade para o desenvolvimento do país.