Institucional

Todos os campi

Abertas inscrições para Feira de Ciência e Tecnologia realizada na UFV-Florestal

10/09/2025

A Fecitec é um evento de Educação, Popularização e Iniciação Científica

Estão abertas as inscrições de trabalhos para a Feira de Ciências, Tecnologia, Educação e Cultura (Fecitec), evento realizado na UFV-Florestal, que já se consolidou como um dos maiores de Minas Gerais em Educação, Popularização e Iniciação Científica. Em sua 11a edição, a Feira está marcada para o dia 25 de outubro, tendo como tema Das Montanhas de Minas ao Oceano: Diversidade de Sustentabilidade.

Os trabalhos devem ser inscritos em um dos níveis de ensino relacionados abaixo:

- Ensino Fundamental I
- Ensino Fundamental II
- Ensino Médio elou Técnico

E também em uma dessas áreas de conhecimento:
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Ciências Humanas e suas Tecnologias
- Matemática e suas Tecnologias
- Linguagens e suas Tecnologias
- Área Multidisciplinar (com trabalhos que envolvem duas ou mais áreas de conhecimento)

As inscrições vão até 30 de setembro e devem ser realizadas pelo formulário disponível no site do evento. Serão selecionados até 100 trabalhos, que poderão ser conferidos pelo público, das 13h às 17h, na Biblioteca Central do campus Florestal.

Para mais informações e o edital, acesse fecitec.caf.ufv.br/.

 

Fecitec

A Fecitec é um projeto coordenado pelo professor Eduardo França Castro e tem, dentre seus objetivos,    desenvolver e consolidar as relações acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão) e culturais da UFV-Florestal com a educação básica do município de Florestal e região, bem como incentivar o desenvolvimento de habilidades e competências científicas nos estudantes do ensino fundamental, médio e profissionalizante das escolas de Minas Gerais, por meio da realização de projetos científicos, criativos e inovadores. Ela conta com recursos da UFV, da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (Cedaf), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

No ano passado, em sua 10ª edição, a Fecitec reuniu 80 trabalhos de 14 municípios de Minas e de outros dois estados. Muitos deles desenvolvidos dentro do programa de Iniciação Científica Júnior (BICJr) do campus Florestal, uma iniciativa vinculada à Feira de Ciência e Tecnologia e realizada em parceria com o CNPq. Segundo o professor Eduardo, os relatórios de acompanhamento dos bolsistas demonstram a excelência e a diversidade da pesquisa incentivada pela UFV. Entre os destaques estão projetos como o Ariponã, um leitor de cartões digital para preservar a língua indígena Patxohã, já premiado nacionalmente, e o Musacare, um sabonete antiacne sustentável, criado a partir da casca de banana. Iniciativas de impacto social também marcam o programa, como o projeto Conectando Gerações, que promove rodas de conversa entre alunos e ex-alunos sobre temas como escolhas profissionais e prevenção a riscos na adolescência.

O BICJr, segundo Eduardo, tem revelado o grande potencial de estudantes do ensino fundamental e médio, incentivando a produção de ciência e tecnologia antes mesmo do ingresso no ensino superior. Para ele, a Feira é o palco para os primeiros passos desses jovens na jornada científica. “Ao fortalecer os laços da universidade com a educação básica, inspiramos e motivamos a próxima geração de cientistas e inovadores", afirma.