Institucional

Todos os campi

Professor da UFV é o mais novo membro do Conselho Curador da Fapemig

09/09/2025

O professor Francisco Murilo Zerbini Júnior, do Departamento de Fitopatologia e assessor especial da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, é o mais novo membro do Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O professor foi indicado pelos dirigentes das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) de Minas Gerais, que organizaram uma lista tríplice a partir do resultado da eleição realizada no último mês de agosto, na qual Zerbini obteve o maior número de votos. A lista em que ele aparece em primeiro lugar entre os nomes mais votados foi encaminhada ao governador Romeu Zema, que referendou a indicação das ICTs.

Murilo Zerbini é professor da UFV desde 1994. Ele está entre os 14 pesquisadores brasileiros mais citados do mundo, de acordo com o levantamento anual Highly Cited Researchers da consultoria acadêmica Clarivate Analytics. Conduz um programa de pesquisa básica que estuda a ecologia e a evolução de vírus. É também especialista em taxonomia de vírus e editor de diversos periódicos da área de virologia. Desde 2020, preside o Comitê Internacional de Taxonomia de Vírus (ICTV), o primeiro dirigente do comitê que trabalha em um país do Sul Global.

Como membro do Conselho Curador da Fapemig, o professor pretende atuar em consonância com os demais integrantes no sentido de fortalecer cada vez mais a Fundação, que historicamente sofre com flutuações orçamentárias. “O momento atual é positivo, mas é preciso trabalhar para que os investimentos em ciência, tecnologia e inovação sejam entendidos como essenciais para o desenvolvimento do estado de Minas Gerais, independentemente de mudanças no governo”. Zerbini ressalta que nenhum país se desenvolveu sem investimentos consistentes, de longo prazo, em pesquisa básica e aplicada.

A nomeação do professor foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais, no último dia 5, e o Termo de Posse assinado nessa segunda-feira (8).

 

Conselho Curador

De acordo com informações do site da Fapemig, “o Conselho Curador é a instância responsável por definir as diretrizes estratégicas e assegurar a conformidade institucional da Fundação. Compete a ele aprovar o planejamento, o orçamento anual e as normas que regem as atividades da Fapemig, além de deliberar sobre questões relevantes para o fomento à pesquisa e à inovação em Minas Gerais”. O Conselho se reúne presencialmente de cinco a seis vezes por ano. A próxima reunião está agendada para 7 de outubro.