Eventos
Campus Viçosa
01/09/2025
Nesta quarta-feira (3), às 14h, será exibido o primeiro filme do projeto Cine Literário, criado para promover discussões e aprofundar debates sobre adaptações cinematográficas baseadas em obras literárias. O filme escolhido foi A Hora da Estrela, baseado na obra de mesmo nome da escritora Clarice Lispector. Aberta a todo público, a sessão acontecerá no Cineclube Carcará.
O livro foi escrito em 1977 e adaptado para as telas em 1985 por Suzane Amaral. Assim como o livro, o filme apresenta a história de Macabéa, uma jovem nordestina que chega ao Rio de Janeiro perseguindo seus sonhos, e tem que lidar com as diferenças culturais e de valores. A obra está na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos escolhidos pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).
Após a exibição, haverá um debate conduzido pela professora Joelma Siqueira, do Departamento de Letras, especialista em Literatura Brasileira. A discussão será pautada na relação entre o livro e o filme. Por isso, é recomendada a leitura prévia da obra para uma experiência mais rica e comparativa.
Serviços
PGP divulga cronograma da folha de pagamento de setembro
22/09/2025
Institucional
Modelo computacional desenvolvido na UFV contribui para avanços no combate à resistência bacteriana
22/09/2025
Institucional
DEC e ArcelorMittal Brasil desenvolvem versão brasileira de software para projeto e cálculo de vigas celulares de aço
19/09/2025
Institucional
CRP firma contrato com Copasa para regularização do abastecimento de água em Rio Paranaíba
19/09/2025