Premiação

Todos os campi

Professoras da UFV recebem Comenda Arthur Bernardes

10/08/2025

As professoras Adriana Ferreira de Faria, do Departamento de Engenharia de Produção, e Simone Facioni Guimarães, do Departamento de Zootecnia, receberam a Comenda Arthur Bernardes este ano, assim como o prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer. A honraria é oferecida anualmente pela Casa do Empresário, em parceria com a UFV, Câmara Municipal de Viçosa e Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), em memória do ex-presidente do Brasil, que aniversariava no dia 8 de agosto. A cerimônia de entrega da comenda aconteceu na manhã de sábado (9), na Casa Arthur Bernardes.

Criada em 1983, a comenda homenageia, desde então, personalidades que se destacam no cenário nacional ou prestam serviços relevantes à comunidade viçosense. Os nomes dos novos comendadores são definidos pela diretoria e pelo conselho diretor da Casa do Empresário, com apoio das instituições participantes.

Representando a UFV na cerimônia, o reitor Demetrius David da Silva - agraciado com a comenda em 2022 - destacou o quanto as parcerias da Universidade com a cidade de Viçosa são importantes para ambas, citando, como exemplo, o trabalho intenso dos pesquisadores da UFV que ajudaram na testagem da covid-19. Ele lembrou que a relação de confiança do município na ciência, durante a gestão do prefeito Ângelo Chequer, contribuiu para que Viçosa figurasse entre as cidades com menor número de mortes pela doença. “A UFV tinha seis dos 19 laboratórios credenciados em todo o Estado de Minas para testagem do vírus, o que evitou o colapso no sistema de saúde, salvando vidas”, disse o reitor, parabenizando a Casa do Empresário pela escolha dos novos comendadores.

O reitor também lembrou que a UFV é, atualmente, a universidade mais empreendedora do Brasil, gerando desenvolvimento econômico e social para o município. “Num dia como hoje, destaco que o ex-presidente Arthur Bernardes fez pela sua cidade natal o que de melhor pode fazer um político: investir na educação e na ciência para o progresso contínuo do país”, disse Demetrius.

As professoras homenageadas

A atuação da professora Adriana de Faria nas atividades de incentivo ao empreendedorismo na UFV foi destacada no evento que a tornou merecedora da Comenda Arthur Bernardes. Ela é diretora executiva do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev), órgão da UFV que reúne a Incubadora de Empresas, o Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ), a Central de Empresas Juniores e o Núcleo de Desenvolvimento Social (Nudese). É também presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e da Divisão Latino Americana da International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP).

Em seu discurso, Adriana lembrou que, assim como a UFV, o antigo Patronato, onde hoje funciona o Centev, foram criações do ex-presidente Arthur Bernardes. “Todas as pessoas que sempre acreditaram no empreendedorismo como consequência do conhecimento acumulado na UFV são hoje responsáveis pelo sucesso do Parque Tecnológico, que fez nascer mais de 100 empresas de sucesso, gerando mais de mil empregos de qualidade na região. E nós estamos apenas começando a gerar desenvolvimento à luz da ciência e da tecnologia”, disse a agora comendadora.

Em sua atuação no Departamento de Zootecnia, a professora Simone Eliza Facioni Guimarães coordenou vários projetos nacionais e internacionais na área de produtos de origem animal e formou mais de 120 alunos de pós-graduação. Com um trabalho voluntário e intenso, ela teve importante atuação na coordenação da Rede Covid UFV, que produziu cerca de 60 mil diagnósticos para Viçosa e região, contribuindo muito para o enfrentamento da pandemia na cidade e na região.

Simone Facioni é também coordenadora administrativa do Centro Colaborador da UFV com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais para diagnóstico de arboviroses e vírus respiratórios nas regiões de Ponte Nova, Ubá e Viçosa e membro da equipe que trabalha para a instalação do Centro de Doenças Raras na Universidade. “É uma honra e uma alegria para mim, como pesquisadora e professora, devolver à sociedade um pouco do que ela nos dá ao financiar uma universidade pública”, disse a homenageada.

As fotos do evento podem ser conferidas neste link.

O público presente à cerimônia que celebra a memória do ex-presidente Arthur Bernardes

Fotos: Camila Rodrigues